PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
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Para tanto, utilizaremos como fundamentação teórica os seguintes estudos: Soares (2004, 2011), Rojo (2009, 2012), Ribeiro (2019), Gomes (2021) e outros que discutem a temática proposta. Este estudo trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado (em andamento) de natureza qualitativa, cuja proposta metodológica de investigação pressupõe uma análise do tipo descritivo e interpretativa das ações pedagógicas do subprojeto Pedagogia/Alfabetização do PRP da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), edição (2020-2022). Para esta discussão focaremos as ações pedagógicas dos licenciandos do curso de Pedagogia (doravante residentes) coletadas por meio dos registros dos planejamentos e dos relatórios finais do PRP. A análise parcial dos dados revela que as ações pedagógicas voltadas para a alfabetização potencializaram o desenvolvimento de práticas multiletradas, nas quais as múltiplas linguagens e semioses se fizeram presente. 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