A educação em tempo integral é um dos maiores desafios da década para os profissionais e para os estudantes. Trata-se de um novo regime de ensino, surgindo para quebrar paradigmas de décadas nas escolas, sobretudo no interior dos estados. Com o avanço do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular, os esforços se voltam para a compreensão e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos e, em mesma escala de importância, para a adaptação dos estudantes. Na rede estadual da Paraíba, tem-se o modelo da Escola Cidadã Integral, esta que é dividida em três instâncias: as Escolas Cidadãs Integrais – ECI, as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas – ECIT, as Escolas Cidadãs Integrais Indígenas - ECII e as Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas – ECIS. Este trabalho apresenta uma experiência exitosa ocorrida na Escola Cidadã Integral Manoel Avelino de Paiva, localizada no município de Caldas Brandão, durante o ano letivo de 2022. Para culminar no relato da experiência, o trabalho foi construído em três etapas, a saber: 1) pesquisa bibliográfica sobre educação em tempo integral, escola da escolha, instrumentos da escola cidadã integral e das ferramentas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular; 2) análise dos instrumentos da Escola Cidadã Integral e das ferramentas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular para discussão das temáticas ambientais disponíveis; e 3) descrição das práticas exitosas da escola. Considerando a reduzida disponibilidade de assuntos vinculados ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental no Novo Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular, sobretudo na componente curricular de Geografia, evidencia-se que a escola desenvolveu as atividades aproveitando a formação docente, bem como, a disponibilidade dos estudantes, visando uma maior inserção da temática no dia-a-dia escolar e na prática da educação integral, visando o projeto de vida dos estudantes.