Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: SENSIBILIZAÇÃO PARA O ENSINO NO PÓS-PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88314
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 12248
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: SENSIBILIZAÇÃO PARA O ENSINO NO PÓS-PANDEMIA"
    "resumo" => "A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos-RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnose com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12248_TB505_19062022182739.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO FREITAS DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo M"
    "autor_email" => "freitaseduardo265@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88314
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 12248
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: SENSIBILIZAÇÃO PARA O ENSINO NO PÓS-PANDEMIA"
    "resumo" => "A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos-RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnose com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12248_TB505_19062022182739.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO FREITAS DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo M"
    "autor_email" => "freitaseduardo265@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos-RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnose com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.