O trabalho em tela é pensado a partir da percepção que se faz necessário compreender a importância de Antonio Gramsci para o campo educacional como um revolucionário das massas. Desde jovem, as aspirações de Gramsci perpassam o caráter emancipatório da classe subalterna em relação à estrutura hegemônica, sendo essa uma das contribuições que se pretende analisar. Nessa esteira, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar a trajetória de vida e luta de Antonio Gramsci, desde sua meninice até os últimos dias de cárcere alinhavado a suas muitas proposições para uma educação completa. Nessa abordagem, nos apoiamos na pesquisa de cunho bibliográfico por considerarmos essencial os escritos já existentes sobre a temática, como o texto de Fiori (1979), que traz uma completa biografia acerca da vida de Gramsci. Ademais, os textos do próprio Gramsci (1966; 1999; 2001), como os Cadernos do Cárcere e as Cartas do Cárcere, que são os escritos originais do autor, além dos escritos pré-carcerários. Para tanto, nos apropriamos do método historicista de Gramsci, uma vez que leva em consideração todo o caráter onto-histórico da sociedade. Desse modo, percebemos que apesar de o contexto social em que Gramsci esteve inserido durante muitos anos ser diferente do brasileiro, é nítido o ambiente de marginalização ao qualele se encontrava: fome, frio, miséria e, sobretudo, discriminação, sendo esses pontos-chave para analisar a atual conjuntura educacional brasileira. Ademais, relacionar toda essa trajetória de vida de Antonio Gramsci à questão educacional é uma outra vertente que nos propusemos a analisar.