A pandemia de COVID-19 e sua expansão acabaram atingindo o ambiente educacional. As medidas protetivas, solicitadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotadas na maioria dos países, acabaram causando a suspensão das aulas presenciais, fazendo com que docentes e discentes tivessem que trocar a sala de aula presencial por uma sala de aula virtual, fazendo uso de tecnologias digitais e de metodologias da educação online. Este artigo busca compreender o cenário educacional em meio à pandemia, a partir de um questionário aplicado a professores de ensino médio da cidade de Parelhas/RN, tendo como foco as principais dificuldades enfrentadas por eles. É possível constatar que existem diversos obstáculos para a realização das aulas remotas, como o fato de muitos discentes não possuírem acesso às tecnologias, limitações dos professores em se localizar e utilizá-las no processo de ensino, além da ausência de investimento do poder público em capacitação de professores para a utilização de tecnologias em aulas online. Apesar disso, os educadores perceberam nesse período, a oportunidade de conhecer e utilizar variadas tecnologias e, até mesmo, a possibilidade de prosseguir com o uso destas após a pandemia.