Este trabalho se trata de um relato de experiência e objetiva compartilhar a vivência tal qual a relevância do Ensino para o discente no período da graduação. No quarto semestre do curso de licenciatura em Educação Física, de forma voluntária, sinalizei o interesse em participar do projeto de monitoria na disciplina “Jogos e ludicidade”, sob supervisão da Profª Dra. Renata Vivi Cordeiro. A disciplina foi desenvolvida a partir dos conceitos e classificações de jogos segundo o sociólogo francês Roger Caillois e das contribuições de Gilles Brougere e Johan Huizinga que foram estudados no decorrer da disciplina que foi finalizada com um festival de jogos, aberto para comunidade, elaborado pelos próprios discentes que também tiveram como atividade da disciplina uma oficina de sucata no qual eles produziram diversos tipos de brinquedos com materiais coletados em casa. O projeto de monitoria foi realizado em uma turma de calouros do curso de Educação Física no modo intensivo no polo da Universidade Federal do Pará, no município de Mãe do Rio no período de 04/07 à 12/07. A monitoria proporciona ao discente de licenciatura a oportunidade da vivência de uma ótica docente na qual se pode notar as possíveis problematizações e possibilidades que ocorrem na sala de aula assim como aprimorar a didática deste futuro professor e potencializar a carreira docente.