Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89627
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2939
    "inscrito_id" => 13653
    "titulo" => "A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender. Por isso, é necessário que os professores e futuros professores da educação básica conheçam e entendam o contexto de criação e implantação desta nas escolas. O objetivo deste estudo consiste em descrever as contribuições do curso de extensão sobre a BNCC e o ensino de ciências, para os profissionais da área de educação. Além disso, apresentamos as contribuições da extensão universitária e das ações desenvolvidas para a ampliação das discussões críticas acerca da BNCC e do ensino de ciências na prática profissional. O curso BNCC e o ensino de ciências, vinculado ao curso e Licenciatura em Educação do campo/ciências da natureza (LEDOC), teve carga horária de 60h e foi realizado de forma virtual, tendo como público-alvo discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do campo, Biologia, Ciências da Natureza e Pedagogia, alunos do PIBID, bem como, para professores da rede pública municipal e estadual de ensino da área de ciências. Destacamos que o curso promoveu a criação de uma rede de troca de saberes entre os participantes do curso, ao envolver um público tanto de professores da educação básica, quanto professores em formação, bem como, das monitoras e professora. As diversas situações de ensino e aprendizagem em que os alunos vivenciaram, permitiram pensar sobre o ensino de ciências a partir das orientações da BNCC de forma crítica e reflexiva, estabelecendo a compreensão da autonomia docente, no planejamento das atividades de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13653_TB2939_10082022123125.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELANE SILVA DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "JOELANE"
    "autor_email" => "joelanemoreira96@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89627
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2939
    "inscrito_id" => 13653
    "titulo" => "A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender. Por isso, é necessário que os professores e futuros professores da educação básica conheçam e entendam o contexto de criação e implantação desta nas escolas. O objetivo deste estudo consiste em descrever as contribuições do curso de extensão sobre a BNCC e o ensino de ciências, para os profissionais da área de educação. Além disso, apresentamos as contribuições da extensão universitária e das ações desenvolvidas para a ampliação das discussões críticas acerca da BNCC e do ensino de ciências na prática profissional. O curso BNCC e o ensino de ciências, vinculado ao curso e Licenciatura em Educação do campo/ciências da natureza (LEDOC), teve carga horária de 60h e foi realizado de forma virtual, tendo como público-alvo discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do campo, Biologia, Ciências da Natureza e Pedagogia, alunos do PIBID, bem como, para professores da rede pública municipal e estadual de ensino da área de ciências. Destacamos que o curso promoveu a criação de uma rede de troca de saberes entre os participantes do curso, ao envolver um público tanto de professores da educação básica, quanto professores em formação, bem como, das monitoras e professora. As diversas situações de ensino e aprendizagem em que os alunos vivenciaram, permitiram pensar sobre o ensino de ciências a partir das orientações da BNCC de forma crítica e reflexiva, estabelecendo a compreensão da autonomia docente, no planejamento das atividades de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13653_TB2939_10082022123125.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELANE SILVA DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "JOELANE"
    "autor_email" => "joelanemoreira96@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender. Por isso, é necessário que os professores e futuros professores da educação básica conheçam e entendam o contexto de criação e implantação desta nas escolas. O objetivo deste estudo consiste em descrever as contribuições do curso de extensão sobre a BNCC e o ensino de ciências, para os profissionais da área de educação. Além disso, apresentamos as contribuições da extensão universitária e das ações desenvolvidas para a ampliação das discussões críticas acerca da BNCC e do ensino de ciências na prática profissional. O curso BNCC e o ensino de ciências, vinculado ao curso e Licenciatura em Educação do campo/ciências da natureza (LEDOC), teve carga horária de 60h e foi realizado de forma virtual, tendo como público-alvo discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do campo, Biologia, Ciências da Natureza e Pedagogia, alunos do PIBID, bem como, para professores da rede pública municipal e estadual de ensino da área de ciências. Destacamos que o curso promoveu a criação de uma rede de troca de saberes entre os participantes do curso, ao envolver um público tanto de professores da educação básica, quanto professores em formação, bem como, das monitoras e professora. As diversas situações de ensino e aprendizagem em que os alunos vivenciaram, permitiram pensar sobre o ensino de ciências a partir das orientações da BNCC de forma crítica e reflexiva, estabelecendo a compreensão da autonomia docente, no planejamento das atividades de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.