Esse trabalho relata a importância de políticas públicas educacionais e expõe um relato de experiência em uma Escola Municipal da cidade de Paraíso do Tocantins que procurou melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos através do Programa Mais Educação e que impactou diretamente na qualidade da aprendizagem dos alunos e por consequência um salto na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tornando a escola com a maior nota na cidade e a terceira maior nota no estado do Tocantins no ano de 2015. O programa foi desenvolvido conforme orientações do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), consistiu em aulas de português, matemática, dança e artes em um horário oposto ao regular, fazendo as adaptações necessárias em espaços físicos e materiais, e motivando os pais a incentivarem os alunos a participarem do programa para que não houvessem desistências. Foram confeccionadas apostilas de acordo com a dificuldade individual de cada criança após diagnóstico da coordenação pedagógica, que trabalhou diretamente com os monitores do programa, que foram selecionados e capacitados diretamente pela escola para a alfabetização. A meta projetada pelo INEP para o ano de 2015 era de 6.2 e a escola conseguiu atingir a nota de 7.0, mantendo a nota no ano de 2017 e aumentando para 7.4 em 2019. Com o propósito de melhorar o índice de aprendizagem dos alunos e com foco no letramento, foi possível obter melhores resultados com a dedicação da equipe pedagógica e o Programa Mais Educação, que permitiu que os estudantes em vulnerabilidade estudassem em um período integral na escola.