A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89283 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2527 "inscrito_id" => 8163 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo aponta-se como objetivo geral analisar a relação da relevância das práticas pedagógicas dos professores no processo de alfabetização e letramento na rotina escolar nos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Cumaru-PE. O objeto de estudo levanta-se a dificuldade que os docentes têm para trabalhar um ensino pautado na alfabetização e letramento. Para a construção dessa pesquisa recorremos a um aporte com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, através de questionários semiestruturados expostos em quadros. Acredita-se que é executável, realizar a peculiaridade na educação nas turmas de alfabetização, com desempenhos educacionais que apliquem diversas metodologias diante das diversidades das atividades escolares, que proporcionem o amadurecimento da alfabetização quanto o avanço do letramento de cada sujeito, através do qual ele seja capaz de ser o autor de suas mudanças. Dessa forma, os resultados apontaram que as crianças foram bastante receptivas às atividades realizadas, compartilhando um conjunto de situações que envolvem práticas estruturantes e motivadoras para os estudantes em processamento de formação do conhecimento e para a concepção da aquisição através do raciocínio, elementos essenciais para seu desenvolvimento intelectual. O espaço escolar e o docente necessitam descrever habilidades e competências condicionadas as funções sociais pautadas ao aprendizado de ler e escrever de forma contextualizada e direcionada expressivamente a construção do conhecimento do mundo letrado. Além do mais, é necessário fomentar estratégias de leitura, considerando a premissa de que quanto mais se ler, melhor se escreve; pois o processo de escrita requer o desenvolvimento através de contexto unindo a coerência, coesão e clareza, assim a metodologia de ler e escrever necessitam ser contextualizadas e alicerçadas com a realidade dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8163_TB2527_07102022195802.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROZINEIDE IRACI" "autor_email" => "neide-silva96@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89283 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2527 "inscrito_id" => 8163 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo aponta-se como objetivo geral analisar a relação da relevância das práticas pedagógicas dos professores no processo de alfabetização e letramento na rotina escolar nos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Cumaru-PE. O objeto de estudo levanta-se a dificuldade que os docentes têm para trabalhar um ensino pautado na alfabetização e letramento. Para a construção dessa pesquisa recorremos a um aporte com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, através de questionários semiestruturados expostos em quadros. Acredita-se que é executável, realizar a peculiaridade na educação nas turmas de alfabetização, com desempenhos educacionais que apliquem diversas metodologias diante das diversidades das atividades escolares, que proporcionem o amadurecimento da alfabetização quanto o avanço do letramento de cada sujeito, através do qual ele seja capaz de ser o autor de suas mudanças. Dessa forma, os resultados apontaram que as crianças foram bastante receptivas às atividades realizadas, compartilhando um conjunto de situações que envolvem práticas estruturantes e motivadoras para os estudantes em processamento de formação do conhecimento e para a concepção da aquisição através do raciocínio, elementos essenciais para seu desenvolvimento intelectual. O espaço escolar e o docente necessitam descrever habilidades e competências condicionadas as funções sociais pautadas ao aprendizado de ler e escrever de forma contextualizada e direcionada expressivamente a construção do conhecimento do mundo letrado. Além do mais, é necessário fomentar estratégias de leitura, considerando a premissa de que quanto mais se ler, melhor se escreve; pois o processo de escrita requer o desenvolvimento através de contexto unindo a coerência, coesão e clareza, assim a metodologia de ler e escrever necessitam ser contextualizadas e alicerçadas com a realidade dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8163_TB2527_07102022195802.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROZINEIDE IRACI" "autor_email" => "neide-silva96@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }