Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91069
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4954
    "inscrito_id" => 18406
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente estudo expõe questões ligadas à educação, suas práticas e atividades/abordagens vinculadas às relações étnico-raciais e de gênero, observadas em uma escola de ensino fundamental da capital paraense. A pesquisa contou com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que abordaram pontos referentes à educação etnicorracial e o trabalho pedagógico e metodológico de ensino, por profissionais que compõe a equipe escolar, e de maneira interdisciplinar; objetivando analisar e pesquisar o trabalho apresentado pela instituição de ensino para o trato como a diversidade e superação do racismo, discriminação e preconceitos. Pela aplicação do instrumento investigativo e dada a ausência do trabalho escolar voltado para uma educação das relações raciais que esteja além das páginas de livros didáticos e/ou feiras artísticas às datas comemorativas específicas na escola desta pesquisa, infere- se a necessidade de um trabalho e atividades interdisciplinares mais objetivos e conexos à realidade nacional, de combate à discriminação e preconceitos ligados à identidade racial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18406_TB4954_02122022195041.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLAISSA VERÔNICA DOS SANTOS ANDERSON"
    "autor_nome_curto" => "KLAISSA VERÔNIC"
    "autor_email" => "kvdsa_25@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91069
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4954
    "inscrito_id" => 18406
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente estudo expõe questões ligadas à educação, suas práticas e atividades/abordagens vinculadas às relações étnico-raciais e de gênero, observadas em uma escola de ensino fundamental da capital paraense. A pesquisa contou com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que abordaram pontos referentes à educação etnicorracial e o trabalho pedagógico e metodológico de ensino, por profissionais que compõe a equipe escolar, e de maneira interdisciplinar; objetivando analisar e pesquisar o trabalho apresentado pela instituição de ensino para o trato como a diversidade e superação do racismo, discriminação e preconceitos. Pela aplicação do instrumento investigativo e dada a ausência do trabalho escolar voltado para uma educação das relações raciais que esteja além das páginas de livros didáticos e/ou feiras artísticas às datas comemorativas específicas na escola desta pesquisa, infere- se a necessidade de um trabalho e atividades interdisciplinares mais objetivos e conexos à realidade nacional, de combate à discriminação e preconceitos ligados à identidade racial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18406_TB4954_02122022195041.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLAISSA VERÔNICA DOS SANTOS ANDERSON"
    "autor_nome_curto" => "KLAISSA VERÔNIC"
    "autor_email" => "kvdsa_25@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente estudo expõe questões ligadas à educação, suas práticas e atividades/abordagens vinculadas às relações étnico-raciais e de gênero, observadas em uma escola de ensino fundamental da capital paraense. A pesquisa contou com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que abordaram pontos referentes à educação etnicorracial e o trabalho pedagógico e metodológico de ensino, por profissionais que compõe a equipe escolar, e de maneira interdisciplinar; objetivando analisar e pesquisar o trabalho apresentado pela instituição de ensino para o trato como a diversidade e superação do racismo, discriminação e preconceitos. Pela aplicação do instrumento investigativo e dada a ausência do trabalho escolar voltado para uma educação das relações raciais que esteja além das páginas de livros didáticos e/ou feiras artísticas às datas comemorativas específicas na escola desta pesquisa, infere- se a necessidade de um trabalho e atividades interdisciplinares mais objetivos e conexos à realidade nacional, de combate à discriminação e preconceitos ligados à identidade racial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.