INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90332 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3930 "inscrito_id" => 16538 "titulo" => "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "O presente trabalho versa acerca da temática da avaliação na etapa da Educação Infantil. O ato de avaliar a aprendizagem é uma ação necessária e presente em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, inclusive na Educação Infantil, na qual deve contemplar e acompanhar o desenvolvimento integral da criança. Neste contexto, para realizar a avaliação os professores precisam utilizar instrumentos avaliativos, os quais são os recursos didáticos e métodos a serem utilizados com o propósito de avaliar. Assim, sendo, a problemática que norteia este estudo é: Quais são os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil? Por este viés, objetiva-se identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil em uma rede pública municipal de ensino. A metodologia adotada é teórica bibliográfica enriquecida com estudo de caso abrangendo a realização de entrevista semiestruturada a três professoras atuantes na Educação Infantil. O estudo tem como aporte teórico Castilho e Dalgallo (2019), Hoffmann (2019; 2012), Luckesi (2011) entre outros. Do estudo desenvolvido, é possível reafirmar a importância e a necessidade da avaliação na Educação Infantil em uma perspectiva mediadora, contínua e processual, a qual deve ter como uma das funções o acompanhamento do desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças considerando as especificidades da faixa etária. Por fim, a pesquisa de campo revelou dois instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil que foram pesquisados, sendo o portfólio e o parecer descritivo, os quais são as principais formas de registro da avaliação da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16538_TB3930_27082022172432.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH MELNYK DE CASTILHO" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bethi_mel@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90332 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3930 "inscrito_id" => 16538 "titulo" => "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "O presente trabalho versa acerca da temática da avaliação na etapa da Educação Infantil. O ato de avaliar a aprendizagem é uma ação necessária e presente em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, inclusive na Educação Infantil, na qual deve contemplar e acompanhar o desenvolvimento integral da criança. Neste contexto, para realizar a avaliação os professores precisam utilizar instrumentos avaliativos, os quais são os recursos didáticos e métodos a serem utilizados com o propósito de avaliar. Assim, sendo, a problemática que norteia este estudo é: Quais são os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil? Por este viés, objetiva-se identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil em uma rede pública municipal de ensino. A metodologia adotada é teórica bibliográfica enriquecida com estudo de caso abrangendo a realização de entrevista semiestruturada a três professoras atuantes na Educação Infantil. O estudo tem como aporte teórico Castilho e Dalgallo (2019), Hoffmann (2019; 2012), Luckesi (2011) entre outros. Do estudo desenvolvido, é possível reafirmar a importância e a necessidade da avaliação na Educação Infantil em uma perspectiva mediadora, contínua e processual, a qual deve ter como uma das funções o acompanhamento do desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças considerando as especificidades da faixa etária. Por fim, a pesquisa de campo revelou dois instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil que foram pesquisados, sendo o portfólio e o parecer descritivo, os quais são as principais formas de registro da avaliação da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16538_TB3930_27082022172432.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH MELNYK DE CASTILHO" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bethi_mel@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }