Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCADORES SOCIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Sobre o tema inclusão, existe a necessidade de alocar pessoas portadoras de necessidades especiais para um ambiente onde desenvolvam suas potencialidades de forma mais efetiva. Dessa forma, as políticas públicas educacionais ao adentrarmos no século XXI ganham força principalmente nessa temática. Este trabalho visa verificar se instituições responsáveis pela inclusão dos portadores de necessidades especiais e seus Educadores Sociais estão coerentes com as propostas das políticas de inclusão. Para tanto, foram selecionadas Instituições: o Instituto dos Cegos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Como método foi feitas observações in loco e entrevistas com os Educadores Sociais das Instituições. Os dados demonstraram que no Instituto dos Cegos, os Educadores Sociais são representados por um pequeno número: professores e duas psicólogas, evidenciado que uma dessas trabalha como leitora. Não existe uma equipe multidisciplinar que possa promover um atendimento adequado aos usuários e as famílias que frequentam a Instituição. Na APAE os dados elucidam que a Instituição é bem estruturada no que diz respeito ao acolhimento e acomodação dos usuários, entretanto, ainda enfrenta dificuldades no que concerne a efetividade de um trabalho multiprofissional, que é formada por Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Pedagogo e Médico. Concluiu-se que as observações em Instituições voltadas para um público especial possibilitou um novo olhar sobre pessoas que possuem certas limitações. Ressaltou-se ainda, a importância da presença de profissionais especializados para que seus usuários possam se desenvolver adequadamente, de modo que, possam se sentir verdadeiramente inseridos na sociedade.

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