Este artigo apresenta uma metodologia utilizada para o ensino de Estatística, com foco na aprendizagem significativa e uso de software matemático. A Estatística está presente em diversas áreas do conhecimento, pode-se afirmar que seu entendimento é muito importante para ser utilizado em todos os componentes curriculares e em diversas áreas de trabalho. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em entender essas informações porque não sabem interpretar de forma correta o que está descrito. O principal desafio é como despertar seu interesse e desenvolvimento em hábitos de leitura e entendimento desses conhecimentos, e o porquê de se aprender Estatística. Pensando nisso, as atividades desenvolvidas buscaram fazer análises estatísticas de resultados obtidos através de pesquisas cuja temática seja do cotidiano do aluno com o intuito de chamar sua atenção para o uso do método estatístico em seu dia a dia. Foi analisada a sua aplicação nos diversos setores da sociedade, percebendo assim, a importância de se desenvolver esse conhecimento desde os primeiros anos escolares. Além da abordagem social, discutiu-se o ensino e a aprendizagem da Estatística. As aulas foram expositivas e dialogadas com apresentação de conteúdos com auxílio de slides, livros, artigos, resolução de exercícios e discussão dos resultados através de sua reprodução no computador e questionamentos. Este é o relato de experiência de duas discentes do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X, em parceria com a docente e o monitor de ensino do componente curricular.