Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"A COR DE CAROLINE", DE ALEXANDRE RAMPAZO: UMA PROPOSTA DE LEITURA SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Diante dos acontecimentos históricos que propuseram o povo negro a enfrentar condições indignas durante o decorrer das suas vidas marcadas, hostilmente, pela cor da sua pele, reconhecemos a necessidade de refletir sobre a discriminação racial que ainda permanece nas ações de linguagem, continuadamente, transferidas para as salas de aula da educação brasileira. Além disso, torna-se significante abordar a diversidade étnico-racial nas escolas a partir das orientações da BNCC (2018) e da Lei 10.639/03 para valorização das diferenças culturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo abordar uma proposta de leitura do livro infantil "A Cor de Caroline", de Alexandre Rampazo através de um diálogo despretensioso e inventivo em que a personagem Caroline desconhece a existência de um lápis "Cor de Pele", buscando no seu imaginário explicar para o seu amigo a multiplicidade de cores de peles que pode haver no mundo. Para o aprofundamento do estudo, utilizamos como base teórica: Zilberman (2005), Oliveira (2020), Ribeiro (2019), Hooks (2014). A metodologia do trabalho é de caráter bibliográfico, apontando o círculo de leitura como uma prática social que conduz os leitores a conhecer o pensamento de Caroline. Portanto, este trabalho contribui com as estratégias de ensino na educação infantil relacionadas às discussões sobre identidade, alteridade e diversidade.

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