Atualmente o currículo escolar têm embasamento na BNCC- Base Nacional Comum Curricular que considera a criação de situações de trabalho mais colaborativos, organizados com base nos interesses dos alunos e que favoreçam sua participação central nas atividades, as quais contribuam para seu conhecimento e formação. O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo estimular o aluno a buscar o conhecimento por meio do processo de ensino-aprendizagem com uma experiência significativa, colocando a sala de aula (virtual) como um ambiente de relevância para a consolidação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades previstas para Educação Básica na BNCC- Base Nacional Comum Curricular, de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada. Este trabalho utilizou metodologias ativas para a organização das propostas de trabalhos culminando no O 1º Encontro On-line do CAp e teve como tema “Um novo tempo para a EDUCAÇÃO: conectividade, ambiente e bem-estar”. A partir dos trabalhos desenvolvidos, observamos que os professores mesmo com a transposição didática das salas de aulas presenciais para as salas de aulas remotas, utilizando diferentes ferramentas tecnológicas, nunca utilizadas antes, por eles, (re)inventaram-se em busca de um ensino significativo que favorecesse a aprendizagem dos estudantes em seus múltiplos sentidos.