Este trabalho tem o objetivo de apresentar relatos e reflexões de como o uso das novas tecnologias aplicadas à educação podem ser uma alternativa versátil à superação de dificuldades comuns à sala de aula, como o diferente tempo de aprendizagem dos alunos, pouco tempo disponível às reflexões nas aulas de ciências, ou a inexistência de laboratório de ciências em algumas escolas. Ao refletirmos as metodologias escolares, repensamos nossa sala de aula, e a partir disso, podemos trazer o método de implementar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) dentro da formação do docente, rompendo com o método tradicional de ensino. Mas para isso faz-se necessário refletir quanto aos pressupostos para um uso fundamentado dos recursos, tais quais os pontuados por Leão e Leite. Nesse pressuposto, analisamos a necessidade de favorecer um Ensino que seja qualificado a revelar sua importância nas séries que são oferecidas nas plataformas, a partir dos conceitos abordados no ensino básico. Além disso, é de bastante relevância que seja alcançado o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem do aluno, a partir dos títulos, metodologias e resumos discutidos. Dessa forma, pode-se avaliar a importância da Formação de Professores nas Séries como intuito de auxiliar o ensino dos conteúdos exigidos em sala de aula e que possam ser abordados dentro de um contexto educacional.