O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto extensionista interdisciplinar à luz dos pressupostos teórico prático da área de serviço social e da área de educação, no contexto universitário da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, a partir da contação de histórias, na perspectiva de um compromisso social para com as populações em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC. Compreendemos que a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação permite a materialização de saberes, uma vez que a alfabetização e letramento é a aquisição de habilidades necessárias para codificar e decodificar a língua, despertando o senso crítico-artístico, explorando os multiletramentos do sujeito em formação. Reconhecendo que o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é capaz de manifestar o lado criativo das crianças e adolescentes, estimulando o processo de construção de saberes. Sendo assim, este projeto conta com a atuação de duas professoras orientadoras e sete estudantes extensionistas voluntários do curso de Pedagogia, e adoção e procedimentos metodológicos que consistem em contação, criação e animação de histórias com a técnica de animação stop motion na finalização dos materiais. Os resultados alcançados foram o aperfeiçoamento das habilidades de comunicação oral e escrita, a arte do faz de conta, a fortalecimento da capacidade crítica de interpretação e interação individual e/ou com o outro, transcendendo os níveis de imaginação e criatividade.