Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTANDO E APRENDENDO HISTÓRIAS: O STOP MOTION NA FORMAÇÃO LEITORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88324 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 850 "inscrito_id" => 12168 "titulo" => "CONTANDO E APRENDENDO HISTÓRIAS: O STOP MOTION NA FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto extensionista interdisciplinar à luz dos pressupostos teórico prático da área de serviço social e da área de educação, no contexto universitário da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, a partir da contação de histórias, na perspectiva de um compromisso social para com as populações em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC. Compreendemos que a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação permite a materialização de saberes, uma vez que a alfabetização e letramento é a aquisição de habilidades necessárias para codificar e decodificar a língua, despertando o senso crítico-artístico, explorando os multiletramentos do sujeito em formação. Reconhecendo que o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é capaz de manifestar o lado criativo das crianças e adolescentes, estimulando o processo de construção de saberes. Sendo assim, este projeto conta com a atuação de duas professoras orientadoras e sete estudantes extensionistas voluntários do curso de Pedagogia, e adoção e procedimentos metodológicos que consistem em contação, criação e animação de histórias com a técnica de animação stop motion na finalização dos materiais. Os resultados alcançados foram o aperfeiçoamento das habilidades de comunicação oral e escrita, a arte do faz de conta, a fortalecimento da capacidade crítica de interpretação e interação individual e/ou com o outro, transcendendo os níveis de imaginação e criatividade.O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto extensionista interdisciplinar à luz dos pressupostos teórico práti" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12168_TB850_20062022094531.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MAYARA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Fernanda Mayara" "autor_email" => "fernanda.2021104043@unica" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88324 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 850 "inscrito_id" => 12168 "titulo" => "CONTANDO E APRENDENDO HISTÓRIAS: O STOP MOTION NA FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto extensionista interdisciplinar à luz dos pressupostos teórico prático da área de serviço social e da área de educação, no contexto universitário da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, a partir da contação de histórias, na perspectiva de um compromisso social para com as populações em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC. Compreendemos que a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação permite a materialização de saberes, uma vez que a alfabetização e letramento é a aquisição de habilidades necessárias para codificar e decodificar a língua, despertando o senso crítico-artístico, explorando os multiletramentos do sujeito em formação. Reconhecendo que o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é capaz de manifestar o lado criativo das crianças e adolescentes, estimulando o processo de construção de saberes. Sendo assim, este projeto conta com a atuação de duas professoras orientadoras e sete estudantes extensionistas voluntários do curso de Pedagogia, e adoção e procedimentos metodológicos que consistem em contação, criação e animação de histórias com a técnica de animação stop motion na finalização dos materiais. Os resultados alcançados foram o aperfeiçoamento das habilidades de comunicação oral e escrita, a arte do faz de conta, a fortalecimento da capacidade crítica de interpretação e interação individual e/ou com o outro, transcendendo os níveis de imaginação e criatividade.O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto extensionista interdisciplinar à luz dos pressupostos teórico práti" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12168_TB850_20062022094531.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MAYARA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Fernanda Mayara" "autor_email" => "fernanda.2021104043@unica" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto extensionista interdisciplinar à luz dos pressupostos teórico prático da área de serviço social e da área de educação, no contexto universitário da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, a partir da contação de histórias, na perspectiva de um compromisso social para com as populações em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC. Compreendemos que a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação permite a materialização de saberes, uma vez que a alfabetização e letramento é a aquisição de habilidades necessárias para codificar e decodificar a língua, despertando o senso crítico-artístico, explorando os multiletramentos do sujeito em formação. Reconhecendo que o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é capaz de manifestar o lado criativo das crianças e adolescentes, estimulando o processo de construção de saberes. Sendo assim, este projeto conta com a atuação de duas professoras orientadoras e sete estudantes extensionistas voluntários do curso de Pedagogia, e adoção e procedimentos metodológicos que consistem em contação, criação e animação de histórias com a técnica de animação stop motion na finalização dos materiais. Os resultados alcançados foram o aperfeiçoamento das habilidades de comunicação oral e escrita, a arte do faz de conta, a fortalecimento da capacidade crítica de interpretação e interação individual e/ou com o outro, transcendendo os níveis de imaginação e criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.