Apesar da evolução e proporção que o debate hídrico tem tomado, ainda vê-se preso à academia, não conseguindo fazer uma ponte entre a comunidade acadêmica e a sociedade limitando assim o alcance para a preservação deste recurso fundamental para todos. Sabe-se que a necessidade de levar tal informações para a população é uma prioridade devida à conscientização coletiva que se tenta obter através dos debates, e isso resultaria numa economia da água bem como rendimento dos recursos ambientais a longo prazo. A informação e falta de disposição para o compartilhamento dos estudos e ferramentas utilizadas nos estudos para a população, toma um caráter danoso socialmente, pois impossibilita o público final de participar ativamente desse debate, garantindo uma grande parcela de erros que continuarão perdurando com o tempo. A pegada hídrica (WaterFootprint) é uma ferramenta derivada da pegada ecológica, a qual busca estimar os valores de diferentes águas (azul, cinza e verde) retirados de determinada bacia hidrográfica, bem como procura identificar o valor de água que a ela é retribuída após todo o tratamento. Sabendo disso buscar-se-á por meio desta pesquisa utilizar a Pegada hídrica dos estudantes como ferramenta para fortalecer o papel ambiental para com a comunidade escolar da escola Rita Soares no município de Timbaúba-PE visando estimular o debate acerca da atual realidade hídrica da cidade, possibilitando a compreensão da relevância do tema abordado, bem como juntamente à demonstração de dados que sejam de livre acesso para a comunidade escolar.