SANTOS, Liliane Dos. Residência pedagógica: campo de reafirmação da formação docente. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88957>. Acesso em: 22/12/2024 22:47
Os programas de formação inicial da docência, propicia um elo de aproximação e diálogo entre o espaço da universidade e as instituições de ensino básico, possibilitando o embasamento da ação teoria-prática durante a formação pedagógica dos graduandos. A pesquisa desenvolvida faz parte de minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP), do subprojeto de Geografia. E tem por objetivo socializar as contribuições da Residência Pedagógica na formação docente, assim como, refletir a partir da atividade de análise o conceito de Ensino, Educação e Avaliação, tendo como documento base o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola-campo de apoio e para uma maior fundamentação na discussão destes conceitos utiliza-se das concepções teóricas de Marques Oliveira (2016); Educação, ensino e docência: reflexões e perspectivas, e das autoras Vanize Aparecida e Marta Suelli (2010); Avaliação da aprendizagem conceitual. Como principais resultados, a concepção de ensino no projeto político promover a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, os docentes são encarregados de desenvolver propostas educativas que envolvam o cognitivo e o emocional dos alunos considerando suas multidimensionalidades. O conceito de educação está enfatizado como sendo papel da escola, ser um lugar que propicie o desenvolvimento humano, contribuindo para que os estudantes aprendam a ser e a conviver através do resgate de valores como: amor, solidariedade, amizade, respeito, honestidade, entre outros que são importantes para a formação dos jovens. Por último, o conceito de avaliação, conforme identificado no projeto da escola e coerente no artigo Avaliação da aprendizagem conceitual, configura-se como um processo reflexivo, contínuo das práticas pedagógicas, não se resumindo a notas no final do ano letivo, defende-se o caráter qualitativo sobre o quantitativo, na avaliação escolar, visando acompanhar e garantir um processo democrático no processo de aprendizagem de todos os alunos.