O presente artigo tem como objetivo maior promover o respeito à diversidade cultural existente no país e a valorização dos povos indígenas pertencentes à sociedade brasileira. A importância de conhecer e estudar essas culturas e valores na sala de aula provoca no aluno, indígena ou não, a busca por sua ancestralidade, sua identidade e seu pertencimento social. Entender que o processo da literatura indígena, acontece desde a colonização até os dias atuais, tornando a oralidade em escrita como meio de comunicação para lutar, resistir e ensinar os costumes dos povos nativos. Através da leitura dessa literatura na sala de aula, o aluno inicia o letramento literário para compreender os significados das multimodalidades textuais existente nos textos indígenas. O trabalho da literatura indígena na escola soma a diferença com a semelhança tornando-as uma só para a promoção do respeito, valorização e empatia entre os alunos dentro da sala de aula e fora dela. Com isso, as obras dos autores Daniel Munduruku, Ana Maria Bergamin Neves, Alcione Pauli e Sueli de Souza Cagneti e Janice Thiél foram utilizadas com maior ênfase da construção do artigo.