Entre as experiências mais fundamentais para o desenvolvimento humano podemos citar a afetividade. Importantes autores já discutiram esta questão: Jean Piaget (2005), Henri Wallon (2007), Paulo Freire (1987). Recentemente as competências socioemocionais ganhou destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sendo inserida nas dez Competências Gerais da Educação Básica visando promover a saúde mental a partir do estudo das emoções. Dentro dessa perspectiva se faz necessário entender como o estudante pode ser afetado de maneira significativa. A pesquisa qualitativa bibliográfica tem por objetivo compreender como a afetividade contribui, fortalece e potencializa o processo de aprendizagem para as crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica. E entender qual o papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem colocando-se como agente de transformação, o qual oportuniza experiências, para que o aluno seja o verdadeiro protagonista em toda sua formação. Contudo, para que o professor se compreenda como o mediador do processo afetivo e educativo, é preciso formação (inicial e continuada) nessa perspectiva de ensino, aprendizagem e comunicação.