Diante dos desafios enfrentados hoje no que toca raça e etnia e mediante a urgência da temática nas escolas, pensou-se em um projeto na qual abordasse a questão étnica, tão fundamental, essencial e que deve ser atualizada em suas novas abordagens e perspectivas. A questão étnica pensada foi a que toca a questão indígena, tendo em vista sua importância para o país, na qual foi iniciado através das comunidades indígenas e que só tempos depois iria conhecer os problemas enfrentados por uma colonização. Além dos aspectos culturais, é de suma importância que os alunos não só conheçam tais aspectos, como também conheçam as problemáticas, obstáculos, que perpassam as cenas que envolvem a cultura brasileira em sua diversidade, tendo em vista ultrapassar a imagem do índio “folclórico” e “caricato” tão presente nos eventos escolares. Pensou-se em desenvolver com os alunos análises críticas de processos históricos nacionais envolvendo as comunidades indígenas, as consequências ocasionadas por estes processos, e principalmente a atualidade da questão indígena. Pensando em todas essas carências, básicas e complementares, o projeto realizado visou o aprofundamento de alunos e comunidade escolar nas questões étnicas, em especial na indígena, trabalhando de forma concomitante as habilidades da BNCC, bem como as habilidades de propulsão essenciais à estas séries. Tais ações visaram um maior conhecimento por parte dos alunos das questões atuais envolvendo às comunidades indígenas brasileiras, tendo em vista também os vários conflitos envolvendo esta etnia, e também a ausência de ações, medidas, reflexões que venham a abarcar a atualidade desta questão nas escolas, a fim de promover uma reflexão crítica e motivadora á pratica, para que os jovens possam de fato sair da posição de expectadores destas situações e se engajarem nas lutas que envolvam nosso patrimônio, a existência e subsistência das nossas comunidades indígenas.