Nesta pesquisa buscou-se refletir sobre a formação docente a fim de atender as demandas postas pelas escolas e a percepção dos professores auxiliares NEE acerca da inclusão de estudantes com Síndrome de Down no ensino de ciências da natureza. O trabalho do professor auxiliar NEE é bem importante em todo o processo, já que ele atua de forma direta com todos os educandos que apresentam necessidades educativas especiais, fazendo parceria com o professor de ciências. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer sobre a formação inicial e continuada do professor auxiliar NEE e os objetivos específicos foram investigar a percepção do professor auxiliar NEE sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down na escola e conhecer as principais dificuldades em ensinar ciências da natureza para estudantes com Síndrome de Down incluído na sala comum. Teve em sua metodologia uma abordagem qualitativa e foi aplicado um questionário com 07 perguntas via formulário google à 4 professores auxiliares NEE. A pesquisa constatou que todos os professores participam com frequência das formações continuadas, o que permite dialogar e refazer a trajetória pedagógica sempre que necessário.