O presente artigo trata-se de uma breve discussão que envolve aspectos relacionados a História Intelectual, dos/as intelectuais e intelectual mediador/a, como essa dimensão de estudo da história e essas categorias podem ser vistas e analisadas nos estudos historiográficos da educação. Diante das referências desenvolvidas na disciplina de Tópicos em História da Educação: “História da profissão docente” durante o curso de doutorado e a relação direta desse referencial teórico com meu objeto de estudo é que pretendo discorrer nesse trabalho esses aspectos que subsidiarão o campo temático que será desenvolvido na tese. A partir dos debates realizados por Silva (2002); Lopes (2003); Gomes e Hansen (2016), Alves (2019); além de Vieira (2015) e Machado e Coelho (2016) que apresentam perspectivas relacionadas as pesquisas com intelectuais em História da educação. Além disso, será apresentado uma relação entre esse campo teórico com a pesquisa de tese em andamento, que objetiva tornar pública a trajetória da educadora e historiadora paraibana Carmen Coelho de Miranda Freire e como ela se insere na categoria de intelectual. São apontadas de forma sucinta algumas de suas práticas que a insere como uma representante feminina na história dos/as intelectuais da Paraíba, pois, suas produções mediaram conhecimentos na esfera educativa em diversas áreas, na social e cultural no contexto do nosso estado.