OFICINA TRÂNSITO EMPÁTICO: PRODUZINDO NOVOS SENTIDOS COM JOVENS SOBRE MOBILIDADE URBANA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88587 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1283 "inscrito_id" => 12291 "titulo" => "OFICINA TRÂNSITO EMPÁTICO: PRODUZINDO NOVOS SENTIDOS COM JOVENS SOBRE MOBILIDADE URBANA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é explicitar o processo de construção e concretização de uma oficina com jovens do ensino médio a respeito de um melhor comportamento no trânsito urbano na cidade do Recife - Pernambuco. A oficina foi intitulada como Trânsito Empático, criada por discentes do curso de psicologia a partir da integração destes ao Programa de Educação Tutorial Gestão Política-Pedagógica (PET GPP), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. O PET GPP trabalha principalmente com ações voltadas para a comunidade entendendo que a construção de conhecimento coletivo com a sociedade é essencial, pois a educação é um campo produtor de sentidos durante os processos de socialização primária e secundária. Sendo assim, torna-se viável trazer debates sociais atuais para dentro das escolas a fim de construirmos conhecimentos críticos, éticos e políticos. Por conseguinte, a oficina proposta foi realizada na Escola Pública Estadual Professor Nelson Chaves (Camaragibe-PE) com quarenta estudantes do ensino médio através de práticas de intervenção psicológica grupais a respeito do trânsito. A ação resultou na construção de novos sentidos sobre mobilidade urbana tendo como base a temática das drogas (i)lícitas, da estabilidade emocional e da (im)prudência no trânsito. Os/as discentes tiveram um espaço livre de diálogo e se familiarizaram com discussões que antes não haviam tido acesso em seus contextos. Ações como esta vão ao encontro de uma formação educacional que trabalha os direitos e deveres dentro da integralidade da pessoa e do ambiente em que ela vive, sendo uma ferramenta que deve ser continuamente explorada pela sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12291_TB1283_11072022204218.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE COELHO DE SIQUEIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "LUIZ TEIXEIRA" "autor_email" => "luizhenrique.coelho@outlo" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88587 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1283 "inscrito_id" => 12291 "titulo" => "OFICINA TRÂNSITO EMPÁTICO: PRODUZINDO NOVOS SENTIDOS COM JOVENS SOBRE MOBILIDADE URBANA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é explicitar o processo de construção e concretização de uma oficina com jovens do ensino médio a respeito de um melhor comportamento no trânsito urbano na cidade do Recife - Pernambuco. A oficina foi intitulada como Trânsito Empático, criada por discentes do curso de psicologia a partir da integração destes ao Programa de Educação Tutorial Gestão Política-Pedagógica (PET GPP), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. O PET GPP trabalha principalmente com ações voltadas para a comunidade entendendo que a construção de conhecimento coletivo com a sociedade é essencial, pois a educação é um campo produtor de sentidos durante os processos de socialização primária e secundária. Sendo assim, torna-se viável trazer debates sociais atuais para dentro das escolas a fim de construirmos conhecimentos críticos, éticos e políticos. Por conseguinte, a oficina proposta foi realizada na Escola Pública Estadual Professor Nelson Chaves (Camaragibe-PE) com quarenta estudantes do ensino médio através de práticas de intervenção psicológica grupais a respeito do trânsito. A ação resultou na construção de novos sentidos sobre mobilidade urbana tendo como base a temática das drogas (i)lícitas, da estabilidade emocional e da (im)prudência no trânsito. Os/as discentes tiveram um espaço livre de diálogo e se familiarizaram com discussões que antes não haviam tido acesso em seus contextos. Ações como esta vão ao encontro de uma formação educacional que trabalha os direitos e deveres dentro da integralidade da pessoa e do ambiente em que ela vive, sendo uma ferramenta que deve ser continuamente explorada pela sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12291_TB1283_11072022204218.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE COELHO DE SIQUEIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "LUIZ TEIXEIRA" "autor_email" => "luizhenrique.coelho@outlo" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }