O presente trabalho é uma análise sobre Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa (ed. 1996), uma obra do autor brasileiro Paulo Freire extremamente atual e de grande relevância, que nos mostra propostas de práticas pedagógicas necessárias na construção da autonomia dos educandos, bem como na valorização de sua cultura e conhecimentos empíricos. Esse trabalho tem como objetivo esquadrinhar e discutir a contribuição dos princípios Freireanos na formação do professor de Letras-Libras articulados nos aspectos pedagógicos na práxis docente. Para fundamentar esta análise foram utilizados trabalhos já realizados sobre o autor e seus escritos, tais como MAGALHÃES (2004), GADOTTI (2003), MOGILKA (2003). Por se tratar de formação de professores, para além deste diálogo, os teóricos mobilizados foram LODI e LACERDA (2015), SAVIANI (2009), TARDIF (2012). Desse modo, a abordagem deste trabalho recorreu a três aspectos, primeiro uma análise crítica e reflexão sobre os princípios abordados na obra Pedagogia da Autonomia; segundo, na reflexão sobre o processo formativo do professor de Letras-Libras; e terceiro, a relação dialógica entre os conselhos de Paulo Freire e a prática docente no ensino da Língua Brasileira de Sinais. Através da análise foi possível compreender que o docente assume múltiplos papéis exigindo-se uma gama de habilidades e competências de novos saberes a serem articulados na sua prática docente. Desta feita, é imprescindível que o professor compreenda a própria percepção sobre as mudanças que modificaram as formas de ensinar contemporâneas, e então aprender a reaprender aprimorando sua forma de atuar.