Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTIONANDO A HISTÓRIA ÚNICA A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA COM O LETRAMENTO LITERÁRIO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Práticas de leitura e escrita relacionadas ao universo do texto literário são bastante discutidas, principalmente, devido à leitura corrente da importância da presença do texto literário em sala de aula. No entanto, de que maneira tal texto deve fazer parte do itinerário escolar ainda divide opiniões e suscita questionamentos diversos. A partir disso, nesta análise, focaliza-se como atividades que dialoguem com as reflexões teóricas e metodológicas do campo do letramento literário podem auxiliar no contato com narrativas, como a da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, que instigam um olhar mais crítico sobre a forma como significamos os outros e suas histórias. Para tanto, três contos da obra No seu pescoço (2017) foram selecionados e alvos da leitura de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em um projeto de cunho interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Nesta escrita, o olhar recai sobre duas produções textuais desenvolvidas pelos discentes que dialogam com a perspectiva do letramento literário ao mesmo tempo em que se destaca o uso de ferramentas digitais como um elemento potencializador das produções dos alunos, considerando, inclusive, o contexto de realização da atividade referente ao ensino remoto. Por essa via, as leituras de Cosson (2020), Dalvi (2013), Machado (2011), Coscarelli (2017), Ribeiro (2021), entre outros, foram relevantes não só para sublinhar as implicações e singularidades do texto literário em sala de aula, mas também para discutir o papel das ferramentas digitais na promoção de um protagonismo por parte dos alunos transmutados em autores de produções, também elas, plurissignificativas.

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