SILVA, Vanessa De Araújo et al.. Gamificação uma via para o ensino. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90765>. Acesso em: 24/11/2024 16:13
A gamificação compreende a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. A utilização de games como instrumento de ensino contribui no desenvolvimento da inteligência emocional, trabalha o raciocínio lógico e criatividade, além de despertar o interesse pelos conteúdos escolares. O tema proposto integra uma das ações de extensão desenvolvida na disciplina "Atividade Integradora de Extensão em Geografia III'', a qual compõe a grade curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A presente proposta tem como objetivo apresentar a gamificação enquanto recurso didático para o Ensino de Geografia do Ensino Fundamental I, a partir da criação de atividades de forma rápida, intuitiva e lúdica que possam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da geografia. Assim, propõe-se o desenvolvimento de jogos digitais em um website, cuja plataforma é usada para criar atividades interativas de forma rápida e prática, que são reproduzidas em qualquer dispositivo, seja móvel ou não, desde que este tenha acesso a internet, como um computador, tablet, celular ou quadro interativo. A metodologia consiste em ampla pesquisa bibliográfica em artigos e revistas científicas como base para a fundamentação teórica sobre o tema, tais como: FADEL; ULBRICHT (2014), PIAGET (1971), VYGOTSKY (1984), ALMEIDA (1991), sugestão de atividades que demostrem as diversas possibilidades do uso da gamificação enquanto recurso didático e a criação de um manual. Os resultados esperados consistem na contribuição do uso das novas tecnologias no ensino da Geografia, auxiliando o professor e promovendo a aprendizagem dos alunos a partir de aulas dinâmicas e criativas.