Atualmente o que muito tem se discutido é a competição excessiva vivenciada pela sociedade e que vem sendo refletida no âmbito educacional, que por sua vez, tem adotado processos de ensino aprendizagem baseado em abordagens mecânicas e firmadas na memorização dos conteúdos. Nesse contexto, foram desenvolvidas e implementadas uma sequência de atividades fundamentadas na Aprendizagem Cooperativa (AC) e na técnica Jigsaw, visando possibilitar a interação social e promover a troca de ideias, melhorando, dessa forma, a compreensão individual e coletiva, por meio do envolvimento dos estudantes em pequenos grupos de estudo. A intervenção foi realizada sob o conteúdo de Modelos Atômicos na disciplina de Química I, em uma turma de 1º ano do ensino médio em um Instituto da rede Federal na cidade de Pau dos Ferros/RN. Assim, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com objetivo de desenvolver atividades cooperativas a partir da técnica Jigsaw. O percurso metodológico consiste em quatro etapas, com vista no desenvolvimento de atividades didáticas para introdução e aprofundamento do conteúdo, e contou com o uso de materiais e recursos facilitadores da aprendizagem. Logo, foram considerados a interação estabelecida entre os alunos, realização de pesquisas bibliográficas, elaboração de textos cooperativos, socialização dos conhecimentos, aulas expositivas dialogadas e confecção de Histórias em Quadrinhos (HQ). Os resultados revelam que a aplicação da proposta foi satisfatória enquanto uma alternativa para superar a visão individualistas muito presente nas escolas, e como uma estratégia exitosa na aprendizagem do ensino de química, que com base nos critérios de avaliação adotados, contribuiu para construção de relações cooperativas, favorecendo a formação integral do educando e incentivando a autonomia estudantil.