Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM DO CONTEÚDO MODELOS ATÔMICOS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90275 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3855 "inscrito_id" => 15371 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM DO CONTEÚDO MODELOS ATÔMICOS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW" "resumo" => "Atualmente o que muito tem se discutido é a competição excessiva vivenciada pela sociedade e que vem sendo refletida no âmbito educacional, que por sua vez, tem adotado processos de ensino aprendizagem baseado em abordagens mecânicas e firmadas na memorização dos conteúdos. Nesse contexto, foram desenvolvidas e implementadas uma sequência de atividades fundamentadas na Aprendizagem Cooperativa (AC) e na técnica Jigsaw, visando possibilitar a interação social e promover a troca de ideias, melhorando, dessa forma, a compreensão individual e coletiva, por meio do envolvimento dos estudantes em pequenos grupos de estudo. A intervenção foi realizada sob o conteúdo de Modelos Atômicos na disciplina de Química I, em uma turma de 1º ano do ensino médio em um Instituto da rede Federal na cidade de Pau dos Ferros/RN. Assim, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com objetivo de desenvolver atividades cooperativas a partir da técnica Jigsaw. O percurso metodológico consiste em quatro etapas, com vista no desenvolvimento de atividades didáticas para introdução e aprofundamento do conteúdo, e contou com o uso de materiais e recursos facilitadores da aprendizagem. Logo, foram considerados a interação estabelecida entre os alunos, realização de pesquisas bibliográficas, elaboração de textos cooperativos, socialização dos conhecimentos, aulas expositivas dialogadas e confecção de Histórias em Quadrinhos (HQ). Os resultados revelam que a aplicação da proposta foi satisfatória enquanto uma alternativa para superar a visão individualistas muito presente nas escolas, e como uma estratégia exitosa na aprendizagem do ensino de química, que com base nos critérios de avaliação adotados, contribuiu para construção de relações cooperativas, favorecendo a formação integral do educando e incentivando a autonomia estudantil.Atualmente o que muito tem se discutido é a competição excessiva vivenciada pela sociedade e que vem sendo refletida no âmbito educacional, que por sua vez, tem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15371_TB3855_05122022013826.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DUARTE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "m.duarte@escolar.ifrn.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90275 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3855 "inscrito_id" => 15371 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM DO CONTEÚDO MODELOS ATÔMICOS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW" "resumo" => "Atualmente o que muito tem se discutido é a competição excessiva vivenciada pela sociedade e que vem sendo refletida no âmbito educacional, que por sua vez, tem adotado processos de ensino aprendizagem baseado em abordagens mecânicas e firmadas na memorização dos conteúdos. Nesse contexto, foram desenvolvidas e implementadas uma sequência de atividades fundamentadas na Aprendizagem Cooperativa (AC) e na técnica Jigsaw, visando possibilitar a interação social e promover a troca de ideias, melhorando, dessa forma, a compreensão individual e coletiva, por meio do envolvimento dos estudantes em pequenos grupos de estudo. A intervenção foi realizada sob o conteúdo de Modelos Atômicos na disciplina de Química I, em uma turma de 1º ano do ensino médio em um Instituto da rede Federal na cidade de Pau dos Ferros/RN. Assim, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com objetivo de desenvolver atividades cooperativas a partir da técnica Jigsaw. O percurso metodológico consiste em quatro etapas, com vista no desenvolvimento de atividades didáticas para introdução e aprofundamento do conteúdo, e contou com o uso de materiais e recursos facilitadores da aprendizagem. Logo, foram considerados a interação estabelecida entre os alunos, realização de pesquisas bibliográficas, elaboração de textos cooperativos, socialização dos conhecimentos, aulas expositivas dialogadas e confecção de Histórias em Quadrinhos (HQ). Os resultados revelam que a aplicação da proposta foi satisfatória enquanto uma alternativa para superar a visão individualistas muito presente nas escolas, e como uma estratégia exitosa na aprendizagem do ensino de química, que com base nos critérios de avaliação adotados, contribuiu para construção de relações cooperativas, favorecendo a formação integral do educando e incentivando a autonomia estudantil.Atualmente o que muito tem se discutido é a competição excessiva vivenciada pela sociedade e que vem sendo refletida no âmbito educacional, que por sua vez, tem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15371_TB3855_05122022013826.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DUARTE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "m.duarte@escolar.ifrn.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Atualmente o que muito tem se discutido é a competição excessiva vivenciada pela sociedade e que vem sendo refletida no âmbito educacional, que por sua vez, tem adotado processos de ensino aprendizagem baseado em abordagens mecânicas e firmadas na memorização dos conteúdos. Nesse contexto, foram desenvolvidas e implementadas uma sequência de atividades fundamentadas na Aprendizagem Cooperativa (AC) e na técnica Jigsaw, visando possibilitar a interação social e promover a troca de ideias, melhorando, dessa forma, a compreensão individual e coletiva, por meio do envolvimento dos estudantes em pequenos grupos de estudo. A intervenção foi realizada sob o conteúdo de Modelos Atômicos na disciplina de Química I, em uma turma de 1º ano do ensino médio em um Instituto da rede Federal na cidade de Pau dos Ferros/RN. Assim, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com objetivo de desenvolver atividades cooperativas a partir da técnica Jigsaw. O percurso metodológico consiste em quatro etapas, com vista no desenvolvimento de atividades didáticas para introdução e aprofundamento do conteúdo, e contou com o uso de materiais e recursos facilitadores da aprendizagem. Logo, foram considerados a interação estabelecida entre os alunos, realização de pesquisas bibliográficas, elaboração de textos cooperativos, socialização dos conhecimentos, aulas expositivas dialogadas e confecção de Histórias em Quadrinhos (HQ). Os resultados revelam que a aplicação da proposta foi satisfatória enquanto uma alternativa para superar a visão individualistas muito presente nas escolas, e como uma estratégia exitosa na aprendizagem do ensino de química, que com base nos critérios de avaliação adotados, contribuiu para construção de relações cooperativas, favorecendo a formação integral do educando e incentivando a autonomia estudantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.