RESUMO O presente escrito é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar os resultados de uma averiguação do processo de trabalho pedagógico inclusivo no Ensino Médio realizado na Escola Estadual Amaro Cavalcanti – Jardim de Piranhas/RN, para identificar a existência de práticas pedagógicas docentes para o processo de inclusão e as concepções de professores do Ensino Médio e de Educação Especial sobre a estratégia do Ensino Colaborativo, objeto de estudo da referida pesquisa. O referencial teórico-metodológico apresenta discussões sobre práticas pedagógicas com base nos estudos de Franco (2016) e Papim et al. (2018) e, acerca da estratégia do Ensino Colaborativo, apresenta uma compreensão sobre os estudos de Capellini (2004), Capellini e Zerbato (2019), Marin e Braun (2013), entre outros. Optou-se por um estudo de campo de análise descritiva e abordagem qualitativa com aplicação de um questionário on-line semiestruturado e observações participativas registradas num diário de campo. Averiguou-se que os professores conhecem teoricamente o que é uma prática pedagógica inclusiva, mas isso não é posto em prática em sala de aula, apesar da presença do professor auxiliar de Educação Especial. Constatou-se também que poucos profissionais apresentam compreensão do que venha a ser a estratégia do Ensino Colaborativo, visto que a sua maioria respondeu não saber do que se trata. Palavras-chave: Inclusão escolar, Práticas pedagógicas inclusivas, Ensino colaborativo.