Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTADO DA ARTE DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA: IMPORTÂNCIA, LACUNAS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88456
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 10292
    "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA: IMPORTÂNCIA, LACUNAS E PERSPECTIVAS FUTURAS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta como objetivo levantar dados preliminares, destacando a importância da tomada de consciência como fundamentação teórica, para acompanhar os processos de conceituação dos sujeitos, identificar lacunas e propor caminhos para estudos futuros. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, desenvolvida em colaborações entre discentes do programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG ECFP, que cursaram a disciplina: Educação Científica e Processos de Tomada de Consciência na Epistemologia Genética. A base mapeada para obtenção dos dados bibliográficos incluiu o Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e o Google Acadêmico. Foram analisadas dissertações, teses e outros trabalhos (congresso, periódicos) nos últimos 06 anos (2016 a 2021). As palavras chaves utilizadas na busca foram: a) “tomada de consciência” mais “fazer e compreender” mais “educação matemática”; b) “tomada de consciência”, “fazer e compreender” mais “educação em biologia”. Nos trabalhos analisados, destacamos os seguintes aspectos: a) Importância: A escolha da Tomada de Consciência no âmbito da Epistemologia Genética é apontada pelos autores como uma temática de maior relevância para o campo educacional, permitindo reflexões nos âmbitos curriculares, didáticos e pedagógicos; b) Lacunas: As pesquisas nas áreas de conhecimentos, aqui retratadas, ainda são pouco exploradas; c) Perspectivas Futuras: As obras A tomada de consciência (1974b) e o Fazer e compreender (1974a), podem trazer grandes contribuições para área educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10292_TB1086_13102022185226.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIEL"
    "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88456
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 10292
    "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA: IMPORTÂNCIA, LACUNAS E PERSPECTIVAS FUTURAS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta como objetivo levantar dados preliminares, destacando a importância da tomada de consciência como fundamentação teórica, para acompanhar os processos de conceituação dos sujeitos, identificar lacunas e propor caminhos para estudos futuros. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, desenvolvida em colaborações entre discentes do programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG ECFP, que cursaram a disciplina: Educação Científica e Processos de Tomada de Consciência na Epistemologia Genética. A base mapeada para obtenção dos dados bibliográficos incluiu o Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e o Google Acadêmico. Foram analisadas dissertações, teses e outros trabalhos (congresso, periódicos) nos últimos 06 anos (2016 a 2021). As palavras chaves utilizadas na busca foram: a) “tomada de consciência” mais “fazer e compreender” mais “educação matemática”; b) “tomada de consciência”, “fazer e compreender” mais “educação em biologia”. Nos trabalhos analisados, destacamos os seguintes aspectos: a) Importância: A escolha da Tomada de Consciência no âmbito da Epistemologia Genética é apontada pelos autores como uma temática de maior relevância para o campo educacional, permitindo reflexões nos âmbitos curriculares, didáticos e pedagógicos; b) Lacunas: As pesquisas nas áreas de conhecimentos, aqui retratadas, ainda são pouco exploradas; c) Perspectivas Futuras: As obras A tomada de consciência (1974b) e o Fazer e compreender (1974a), podem trazer grandes contribuições para área educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10292_TB1086_13102022185226.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIEL"
    "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo levantar dados preliminares, destacando a importância da tomada de consciência como fundamentação teórica, para acompanhar os processos de conceituação dos sujeitos, identificar lacunas e propor caminhos para estudos futuros. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, desenvolvida em colaborações entre discentes do programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG ECFP, que cursaram a disciplina: Educação Científica e Processos de Tomada de Consciência na Epistemologia Genética. A base mapeada para obtenção dos dados bibliográficos incluiu o Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e o Google Acadêmico. Foram analisadas dissertações, teses e outros trabalhos (congresso, periódicos) nos últimos 06 anos (2016 a 2021). As palavras chaves utilizadas na busca foram: a) “tomada de consciência” mais “fazer e compreender” mais “educação matemática”; b) “tomada de consciência”, “fazer e compreender” mais “educação em biologia”. Nos trabalhos analisados, destacamos os seguintes aspectos: a) Importância: A escolha da Tomada de Consciência no âmbito da Epistemologia Genética é apontada pelos autores como uma temática de maior relevância para o campo educacional, permitindo reflexões nos âmbitos curriculares, didáticos e pedagógicos; b) Lacunas: As pesquisas nas áreas de conhecimentos, aqui retratadas, ainda são pouco exploradas; c) Perspectivas Futuras: As obras A tomada de consciência (1974b) e o Fazer e compreender (1974a), podem trazer grandes contribuições para área educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.