A ETNOMATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88430 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1043 "inscrito_id" => 8334 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Na docência do componente Curricular de Matemática da Educação do Campo, desde 2017, em Humaitá-Amazonas, com as turmas de 6º ao 9º ano foi percebido durante as aulas de estatística, no conteúdo de gráficos, a dificuldade dos alunos em compreender a construção nas escalas centímetros e metros. Nesse sentido, surgiu o diálogo com os discentes, que relataram sua vivencia cotidiana no âmbito de suas atividades agrícolas de como fazer para medir, calcular e dividir a altura de seus plantios de roça. Então, nesse momento, houve o despertar do docente, concernente ao conhecimento de mundo dos discentes, no que tange a cultura familiar em sala de aula. Os estudos da etnomatemática está direcionado a arte ou técnica de entender e explicar os conhecimentos de um determinado povo. Nessa perspectiva, a atividade foi realizada da seguinte forma: após a plantação da maniva e passados alguns dias os estudantes do 6º ano foram a campo para a realização de medidas das alturas através dos dedos agrupados, chaves e palmos; a cada semana faziam medias para construir seus gráficos em sala de aula; foram necessárias quatro semanas para a construção dos gráficos. Em linhas gerais, esta vivencia oportunizou perceber o quanto é importante para o docente saber ouvir os anseios dos seus alunos, visto que, proporcionou aos discentes o entendimento do conteúdo de acordo com sua realidade, bem como relacionar o saber acumulado pelos trabalhadores ribeirinhos, conhecimentos esses, legitimados pelas práticas que desenvolvem, como: a forma de medir, de calcular e tantas outras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID8334_TB1043_20062022151214.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KIN FRANK SOUZA BARRETO" "autor_nome_curto" => "KIN BARRETO" "autor_email" => "barreto.kinfrank09@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88430 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1043 "inscrito_id" => 8334 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Na docência do componente Curricular de Matemática da Educação do Campo, desde 2017, em Humaitá-Amazonas, com as turmas de 6º ao 9º ano foi percebido durante as aulas de estatística, no conteúdo de gráficos, a dificuldade dos alunos em compreender a construção nas escalas centímetros e metros. Nesse sentido, surgiu o diálogo com os discentes, que relataram sua vivencia cotidiana no âmbito de suas atividades agrícolas de como fazer para medir, calcular e dividir a altura de seus plantios de roça. Então, nesse momento, houve o despertar do docente, concernente ao conhecimento de mundo dos discentes, no que tange a cultura familiar em sala de aula. Os estudos da etnomatemática está direcionado a arte ou técnica de entender e explicar os conhecimentos de um determinado povo. Nessa perspectiva, a atividade foi realizada da seguinte forma: após a plantação da maniva e passados alguns dias os estudantes do 6º ano foram a campo para a realização de medidas das alturas através dos dedos agrupados, chaves e palmos; a cada semana faziam medias para construir seus gráficos em sala de aula; foram necessárias quatro semanas para a construção dos gráficos. Em linhas gerais, esta vivencia oportunizou perceber o quanto é importante para o docente saber ouvir os anseios dos seus alunos, visto que, proporcionou aos discentes o entendimento do conteúdo de acordo com sua realidade, bem como relacionar o saber acumulado pelos trabalhadores ribeirinhos, conhecimentos esses, legitimados pelas práticas que desenvolvem, como: a forma de medir, de calcular e tantas outras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID8334_TB1043_20062022151214.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KIN FRANK SOUZA BARRETO" "autor_nome_curto" => "KIN BARRETO" "autor_email" => "barreto.kinfrank09@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }