Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS DIFICULDADES DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS HOMENS COMO PROFESSORES

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste artigo buscou-se compreender a recusa da presença masculina na educação infantil, de maneira em que a sociedade exige uma maior sensibilidade destes profissionais, porém reprime sua presença em funções que podem despertar esta característica. Procuramos também entender de que maneira os homens são percebidos dentro de ambientes escolares na educação infantil, e de que forma estes são afastados da profissão, enfatizando quais estratégias os mesmos criam para exercer sua função minimizando problemas. Analisamos as características antropológicas que contaminam a atuação escolar e a formação do profissional, para isso, foi feita uma análise histórica, entendendo de que maneira esta realidade foi semeada ao longo do tempo. Exploramos ainda os conceitos a respeito da educação infantil, analisando os papéis de gênero na educação, compreendendo assim as relações de recusa de homens no ensino infantil e as diversas estratégias destes em furar o bloqueio em sua área profissional. Embasados em um levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e uma análise qualitativa, notou-se demasiado preconceito e um desconforto com a presença masculina na Educação Infantil, tornando esta, uma das diversas dificuldades encontradas pelo homem em sua atuação como docente. Entendeu-se que a esmagadora maioria dos homens permanecem por no máximo 3 anos em atividade com crianças menores, muito pelo fato da Educação Infantil não ser a primeira opção do profissional, mas também pelas dificuldades encontradas pelo pedagogo homem, onde 1/3 admitiu ter sofrido alguma forma de preconceito por parte das instituições de ensino. Sendo assim, este trabalho busca analisar esses impactos negativos encontrados por esses profissionais ao adentrarem no mercado de trabalho, visto que a grande maioria relata uma boa ou excelente receptividade por parte das crianças, pais e responsáveis.

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