Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO AUTORIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A CRIAÇÃO DE CADERNOS TEMÁTICOS TENDO O ENSINO INVESTIGATIVO E SABERES DOCENTES COMO CONTEXTOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88380
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 8383
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO AUTORIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A CRIAÇÃO DE CADERNOS TEMÁTICOS TENDO O ENSINO INVESTIGATIVO E SABERES DOCENTES COMO CONTEXTOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Diante do cenário educacional vigente e as diferentes formas de pensar e refletir o processo de formação de professores, com a necessidade da adoção de novas práticas, partindo do aspecto contemporâneo dentro do contexto vivenciado pela pandemia da Covid-19. Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia, foi preciso utilizar estratégias que pudesse articular os saberes docentes e produção de materiais didáticos investigativos na formação de professores, em especial a que se trata este trabalho, os professores ligados ao em ensino de ciências. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de formação docente em tempos de pandemia através do ensino de ciências por investigação no curso de especialização do IFBA com professores da Educação Básica por meio de produção de cadernos temáticos estruturantes em consonância com a BNCC e Currículo Bahia, como documentos norteadores de atividades que envolvam o ensino de ciências por investigação, tendo os saberes docentes como premissa para o desenvolvimento do trabalho. Trata-se de uma pesquisa narrativa de natureza investigativa tendo como foco as reflexões dos professores cursistas e suas impressões em relação à realização desta atividade, como parte integrante do curso. A coleta dos dados foi feita através de questionários de acompanhamento, conversas e fóruns de discussão no Ambiente Virtual do Curso no ano de 2021 e 2022. Consideramos a atividade exitosa, que envolveu autoria, saberes locais, protagonismo docente e contextualização a partir da produção dos cadernos temáticos de forma colaborativa no ensino de ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID8383_TB966_20062022122654.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GRAÇA REGINA MATIAS"
    "autor_email" => "graca.ferreira@enova.educ"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88380
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 8383
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO AUTORIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A CRIAÇÃO DE CADERNOS TEMÁTICOS TENDO O ENSINO INVESTIGATIVO E SABERES DOCENTES COMO CONTEXTOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Diante do cenário educacional vigente e as diferentes formas de pensar e refletir o processo de formação de professores, com a necessidade da adoção de novas práticas, partindo do aspecto contemporâneo dentro do contexto vivenciado pela pandemia da Covid-19. Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia, foi preciso utilizar estratégias que pudesse articular os saberes docentes e produção de materiais didáticos investigativos na formação de professores, em especial a que se trata este trabalho, os professores ligados ao em ensino de ciências. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de formação docente em tempos de pandemia através do ensino de ciências por investigação no curso de especialização do IFBA com professores da Educação Básica por meio de produção de cadernos temáticos estruturantes em consonância com a BNCC e Currículo Bahia, como documentos norteadores de atividades que envolvam o ensino de ciências por investigação, tendo os saberes docentes como premissa para o desenvolvimento do trabalho. Trata-se de uma pesquisa narrativa de natureza investigativa tendo como foco as reflexões dos professores cursistas e suas impressões em relação à realização desta atividade, como parte integrante do curso. A coleta dos dados foi feita através de questionários de acompanhamento, conversas e fóruns de discussão no Ambiente Virtual do Curso no ano de 2021 e 2022. Consideramos a atividade exitosa, que envolveu autoria, saberes locais, protagonismo docente e contextualização a partir da produção dos cadernos temáticos de forma colaborativa no ensino de ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID8383_TB966_20062022122654.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GRAÇA REGINA MATIAS"
    "autor_email" => "graca.ferreira@enova.educ"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Diante do cenário educacional vigente e as diferentes formas de pensar e refletir o processo de formação de professores, com a necessidade da adoção de novas práticas, partindo do aspecto contemporâneo dentro do contexto vivenciado pela pandemia da Covid-19. Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia, foi preciso utilizar estratégias que pudesse articular os saberes docentes e produção de materiais didáticos investigativos na formação de professores, em especial a que se trata este trabalho, os professores ligados ao em ensino de ciências. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de formação docente em tempos de pandemia através do ensino de ciências por investigação no curso de especialização do IFBA com professores da Educação Básica por meio de produção de cadernos temáticos estruturantes em consonância com a BNCC e Currículo Bahia, como documentos norteadores de atividades que envolvam o ensino de ciências por investigação, tendo os saberes docentes como premissa para o desenvolvimento do trabalho. Trata-se de uma pesquisa narrativa de natureza investigativa tendo como foco as reflexões dos professores cursistas e suas impressões em relação à realização desta atividade, como parte integrante do curso. A coleta dos dados foi feita através de questionários de acompanhamento, conversas e fóruns de discussão no Ambiente Virtual do Curso no ano de 2021 e 2022. Consideramos a atividade exitosa, que envolveu autoria, saberes locais, protagonismo docente e contextualização a partir da produção dos cadernos temáticos de forma colaborativa no ensino de ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.