A grande quantidade de lixo produzido pelo ser humano é um problema tanto nas grandes cidades, como nas pequenas comunidades. Isso acontece principalmente pelo grande consumo das pessoas em produtos com embalagem nada sustentáveis e que por vezes são descartados em locais inadequados. Nesse sentido, faz-se necessário compreender o que é a coleta seletiva de resíduos sólidos e como isso pode ser trabalhado na escola. Existe uma grande quantidade de materiais que podem ser reutilizados, ou seja, ele pode ser usado para outro fim. Ao reaproveitar materiais, colaboramos com a gestão do lixo, já que daremos outra função para os resíduos em vez de descartá-los, e na redução da exploração de recursos naturais. Ou seja, se tiver um bom manejo na hora de voltar para o ambiente, a grande maioria dos produtos que usamos em nossas casas podem servir mais do que imaginamos, eles tem vida útil e podem ser usadas e transformadas novamente em um novo produto caso tenha um descarte correto, assim podendo ser levado para ser transformado em um novo material. Ensinar ciências não é uma tarefa fácil, trabalhar educação ambiental no ensino de ciências muito menos. Uma vez que, cada aluno precisa ter consciência dos impactos negativos que o lixo produz e da consequência que isso traz a natureza. Nesse contexto, é necessário abordar a Educação ambiental nas aulas de Ciências para que o aluno conheça o impacto ambiental dos resíduos gerados por ele e pela sociedade, além de ressaltar o efeito do consumismo e efemeridade no uso dos materiais do cotidiano, como é o caso dos plásticos.