Algumas doenças levam a hospitalização afetando a vida das pessoas por um determinado período de tempo, no ambiente hospitalar algumas práticas apresentam benefícios ao aprendizado, favorecendo o comportamento sócio afetivo, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem dos enfermos. Em relação ao ambiente hospitalar, observamos que a criança que convive com o risco de morte e com restrições devido ao quadro clínico pode ter o sofrimento e possíveis sequelas causada pela internação, podendo ser minimizada quando se oferece um ambiente estruturado para favorecer o desenvolvimento. Trata-se de um relato de experiência de inclusão de práticas lúdicas para acolhimento de crianças e adolescentes em pré-operatório de cirurgia cardíaca pela equipe multidisciplinar em um hospital da rede privada de Maceió no período de 2021 a 2022. Durante as práticas lúdicas através da comunicação e distração, foi possível desmistificar parte dos medos e resistências, para que desse início ao processo de confiança e de ambientação com a equipe multidisciplinar e o espaço no qual se passaria o tratamento. O ensinar antecipadamente traz benefícios para o físico, psíquico e emocional destes pacientes contribuindo para minimizar o medo do desconhecido. E a pedagogia hospitalar contribui para o bem-estar da criança hospitalizada podendo acontecer por meio do lúdico, e do conhecimento do ambiente que muitas vezes é tenebroso.