O objetivo do trabalho foi investigar o ensino e aprendizagem de frações do conteúdo de ensino de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental numa escola indígena Pataxó da Bahia a partir das escrevivências dos alunos do Curso de Licenciatura Intercultural da Educação Escolar Indígena da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. O estudo justifica-se nos principais marcos jurídicos educacionais atuais que estabelecem uma educação dentro dos princípios da educação escolar indígena. A problemática configurou-se em como estabelecer o ensino e aprendizagem de frações dentro da abordagem intercultural e da Etnomatemática dos seus saberes matemáticos socioculturais com a matemática escolar indígena prescrita pelos documentos legais da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Matemática e suas Tecnologias, por meio do uso da farinha de mandioca? O caminho metodológico foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa etnográfica. Para coleta de dados recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados buscou-se a metodologia da analise textual discursiva; Verifica-se que o uso da farinha usada na culinária dos pataxós como recurso didático-pedagógico para o ensino de frações facilita o aprendizado dos alunos; Mostra o estudo que o ensino de matemática com base cultural indígena promove a articulação com a matemática prescrita nos livros. Verifica-se que o estudo corrobora para o fortalecimento da identidade dos professores e alunos pataxós da Bahia. Dessa maneira conclui-se que o uso da matemática cultural tem ação promotora para facilitar o aprendizado dos alunos e fortalecimento da identidade étnica e cultural.