O ENSINO PROBLÉMICO E A TEORIA DAS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88586 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 11552 "titulo" => "O ENSINO PROBLÉMICO E A TEORIA DAS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este trabalho tem referências centrais no Ensino Problémico , estruturada por M. I. Majmutov, com contribuições de outros autores, além da Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, de P. Ya. Galperin, para analisar dificuldades e possibilidades para o uso de situações-problémicas baseadas em contradições dialéticas na matemática, o processo de internalização da ação de suas resoluções, colaborando com o desenvolvimento do pensamento criativo e com a formação da personalidade do sujeito. Nesse tipo de ensino, as bases teóricas, categorias, métodos e técnicas utilizados contribuem com a assimilação de conceitos e a transferência de aprendizagem a novas situações, permitindo que os estudantes enfrentem tais contradições durante seu processo de aprendizagem escolar, de modo conscientemente planejado, realizado e regulado, partindo de uma busca criativa de soluções as situações que enfrenta, que se articulam ao desenvolvimento da sua personalidade, conforme indicadores qualitativos definidos previamente, permitindo que ele utilize a melhor orientação para a solução de diferentes situações-problémicas, respeitando os limites de generalização desse referencial teórico. Em sua elaboração, o professor compreende que seu estudante, ao tomar consciência sobre ela e a contradição nela contida, entende o que deve procurar, devendo ter uma orientação geral, como proposta deste trabalho, por um Esquema de Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11552_TB1282_01122022104638.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGAMENON HENRIQUE DE CARVALHO TAVARES" "autor_nome_curto" => "AGAMENON" "autor_email" => "agamenon.tavares@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88586 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 11552 "titulo" => "O ENSINO PROBLÉMICO E A TEORIA DAS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este trabalho tem referências centrais no Ensino Problémico , estruturada por M. I. Majmutov, com contribuições de outros autores, além da Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, de P. Ya. Galperin, para analisar dificuldades e possibilidades para o uso de situações-problémicas baseadas em contradições dialéticas na matemática, o processo de internalização da ação de suas resoluções, colaborando com o desenvolvimento do pensamento criativo e com a formação da personalidade do sujeito. Nesse tipo de ensino, as bases teóricas, categorias, métodos e técnicas utilizados contribuem com a assimilação de conceitos e a transferência de aprendizagem a novas situações, permitindo que os estudantes enfrentem tais contradições durante seu processo de aprendizagem escolar, de modo conscientemente planejado, realizado e regulado, partindo de uma busca criativa de soluções as situações que enfrenta, que se articulam ao desenvolvimento da sua personalidade, conforme indicadores qualitativos definidos previamente, permitindo que ele utilize a melhor orientação para a solução de diferentes situações-problémicas, respeitando os limites de generalização desse referencial teórico. Em sua elaboração, o professor compreende que seu estudante, ao tomar consciência sobre ela e a contradição nela contida, entende o que deve procurar, devendo ter uma orientação geral, como proposta deste trabalho, por um Esquema de Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11552_TB1282_01122022104638.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGAMENON HENRIQUE DE CARVALHO TAVARES" "autor_nome_curto" => "AGAMENON" "autor_email" => "agamenon.tavares@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }