Este trabalho, com abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar considerações sobre as práticas pedagógicas que têm sido vivenciadas no âmbito de um Projeto de Extensão (PROEJA/FTESM), que se tornou um espaço de reflexão e formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos, que preconiza a tríade ensino-pesquisa-extensão e que tem possibilitado a concretização de ações voltadas para a formação inicial de professores para atender as especificidades dos alunos da EJA, em uma perspectiva reflexivo-libertadora. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa que envolve dimensões que vão além da questão educacional. Por ter como base o caráter incompleto do ser humano, a EJA visa uma educação permanente, reparadora e equalizadora. A construção de práticas libertadoras e reflexivas que oportunizem a criação de uma sociedade educada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade tornam-se necessárias na formação de professores, com vistas a preparar sujeitos críticos, participativos e que influenciem positivamente na aprendizagem dos alunos, torna-se ainda mais necessária quando se trata de professores para atuar nessa modalidade de ensino. O trabalho é desenvolvido tendo por fundamentação teórico-metodológica os estudos de Paulo Freire e António Nóvoa que dialogam com a prática da liberdade na perspectiva crítica-reflexiva. E traz como principais resultados as reflexões dos monitores/licenciandos que atuam no Projeto, quanto ao papel docente, como agente capaz de implementar mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e, mais especificamente, na Educação de Jovens e Adultos.