Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS LIBERTADORAS E CRÍTICO-REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho, com abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar considerações sobre as práticas pedagógicas que têm sido vivenciadas no âmbito de um Projeto de Extensão (PROEJA/FTESM), que se tornou um espaço de reflexão e formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos, que preconiza a tríade ensino-pesquisa-extensão e que tem possibilitado a concretização de ações voltadas para a formação inicial de professores para atender as especificidades dos alunos da EJA, em uma perspectiva reflexivo-libertadora. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa que envolve dimensões que vão além da questão educacional. Por ter como base o caráter incompleto do ser humano, a EJA visa uma educação permanente, reparadora e equalizadora. A construção de práticas libertadoras e reflexivas que oportunizem a criação de uma sociedade educada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade tornam-se necessárias na formação de professores, com vistas a preparar sujeitos críticos, participativos e que influenciem positivamente na aprendizagem dos alunos, torna-se ainda mais necessária quando se trata de professores para atuar nessa modalidade de ensino. O trabalho é desenvolvido tendo por fundamentação teórico-metodológica os estudos de Paulo Freire e António Nóvoa que dialogam com a prática da liberdade na perspectiva crítica-reflexiva. E traz como principais resultados as reflexões dos monitores/licenciandos que atuam no Projeto, quanto ao papel docente, como agente capaz de implementar mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e, mais especificamente, na Educação de Jovens e Adultos.

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