O Laboratório de Ciências é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado nos Anos Finais do Ensino Fundamental para auxiliar os estudantes na compreensão do conhecimento científico, no desenvolvimento de habilidades científicas e na interpretação de mundo. Sabendo disso, esse estudo teve como objetivo investigar a presença de incentivos sobre o uso do Laboratório de Ciências em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do componente curricular Ciências da Natureza. Como metodologia, esse estudo parte da natureza qualitativa para o desenvolvimento de uma pesquisa documental orientada por Lüdke e André (2018) com livros didáticos de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental da editora Formando Cidadãos: Sistema Integrado de Educação da autoria de Zélia Marques, publicado em 2019. Como resultado principal, destacou-se que os livros dessa coleção incentivam os professores e os estudantes a fazerem uso do Laboratório de Ciências propondo aulas práticas experimentais e de observação a respeito dos conteúdos curriculares. Desse modo, esse estudo aponta que os livros didáticos podem ser um aliado à prática pedagógica dos professores e ainda pode incentivar o interesse dos estudantes no uso desse espaço de ensino, bem como nas práticas pedagógicas desenvolvidas nele.