Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO E O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90080
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3480
    "inscrito_id" => 7040
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Laboratório de Ciências é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado nos Anos Finais do Ensino Fundamental para auxiliar os estudantes na compreensão do conhecimento científico, no desenvolvimento de habilidades científicas e na interpretação de mundo. Sabendo disso, esse estudo teve como objetivo investigar a presença de incentivos sobre o uso do Laboratório de Ciências em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do componente curricular Ciências da Natureza. Como metodologia, esse estudo parte da natureza qualitativa para o desenvolvimento de uma pesquisa documental orientada por Lüdke e André (2018) com livros didáticos de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental da editora Formando Cidadãos: Sistema Integrado de Educação da autoria de Zélia Marques, publicado em 2019. Como resultado principal, destacou-se que os livros dessa coleção incentivam os professores e os estudantes a fazerem uso do Laboratório de Ciências propondo aulas práticas experimentais e de observação a respeito dos conteúdos curriculares. Desse modo, esse estudo aponta que os livros didáticos podem ser um aliado à prática pedagógica dos professores e ainda pode incentivar o interesse dos estudantes no uso desse espaço de ensino, bem como nas práticas pedagógicas desenvolvidas nele."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7040_TB3480_10112022221818.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIBIANE DE FÁTIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BIBIANE SANTOS"
    "autor_email" => "santosbibiane1999@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90080
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3480
    "inscrito_id" => 7040
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Laboratório de Ciências é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado nos Anos Finais do Ensino Fundamental para auxiliar os estudantes na compreensão do conhecimento científico, no desenvolvimento de habilidades científicas e na interpretação de mundo. Sabendo disso, esse estudo teve como objetivo investigar a presença de incentivos sobre o uso do Laboratório de Ciências em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do componente curricular Ciências da Natureza. Como metodologia, esse estudo parte da natureza qualitativa para o desenvolvimento de uma pesquisa documental orientada por Lüdke e André (2018) com livros didáticos de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental da editora Formando Cidadãos: Sistema Integrado de Educação da autoria de Zélia Marques, publicado em 2019. Como resultado principal, destacou-se que os livros dessa coleção incentivam os professores e os estudantes a fazerem uso do Laboratório de Ciências propondo aulas práticas experimentais e de observação a respeito dos conteúdos curriculares. Desse modo, esse estudo aponta que os livros didáticos podem ser um aliado à prática pedagógica dos professores e ainda pode incentivar o interesse dos estudantes no uso desse espaço de ensino, bem como nas práticas pedagógicas desenvolvidas nele."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7040_TB3480_10112022221818.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIBIANE DE FÁTIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BIBIANE SANTOS"
    "autor_email" => "santosbibiane1999@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Laboratório de Ciências é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado nos Anos Finais do Ensino Fundamental para auxiliar os estudantes na compreensão do conhecimento científico, no desenvolvimento de habilidades científicas e na interpretação de mundo. Sabendo disso, esse estudo teve como objetivo investigar a presença de incentivos sobre o uso do Laboratório de Ciências em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do componente curricular Ciências da Natureza. Como metodologia, esse estudo parte da natureza qualitativa para o desenvolvimento de uma pesquisa documental orientada por Lüdke e André (2018) com livros didáticos de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental da editora Formando Cidadãos: Sistema Integrado de Educação da autoria de Zélia Marques, publicado em 2019. Como resultado principal, destacou-se que os livros dessa coleção incentivam os professores e os estudantes a fazerem uso do Laboratório de Ciências propondo aulas práticas experimentais e de observação a respeito dos conteúdos curriculares. Desse modo, esse estudo aponta que os livros didáticos podem ser um aliado à prática pedagógica dos professores e ainda pode incentivar o interesse dos estudantes no uso desse espaço de ensino, bem como nas práticas pedagógicas desenvolvidas nele.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.