Criado em 2014, o metaverso funciona como uma espécie de plataforma virtual que permite interação direta entre os usuários através de voz e gestos. Com o avanço da tecnologia o metaverso está se tornando uma prática comum nos âmbitos educacionais. Sendo as Universidades Públicas o ambiente que abrange todas as áreas do conhecimento humano, obrigatoriamente desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão de maneira geral, o uso do metaverso nas instituições de educação como ferramenta de ensino e aprendizagem através das práticas educomunicativas ganhará forma e passará a fazer parte do cotidiano acadêmico. No Brasil o uso do metaverso na educação é visto como preocupante, tendo em vista que o cenário educacional brasileiro se encontra em um momento caótico, o investimento nesse setor vem sofrendo queda constantemente, e um dos objetivos do metaverso é proporcionar uma educação mais inclusiva e linear, mas diante da falta de investimento e da desigualdade social dificuldades serão encontradas até que o metaverso seja usado com uma ferramenta de ensino de forma mais comum. A pesquisa busca orientar os leitores a respeito da realidade dessa ferramenta nas universidades públicas, os desafios que vão surgir na medida que essa ferramenta for se expandindo e do quanto o metaverso pode aumentar o nível da qualidade de ensino nas universidades públicas brasileiras.