A autoeficácia, ou a crença do sujeito nas próprias capacidades de organizar e executar cursos de ações necessários para produzir uma realização específica, tem sido investigada em diferentes áreas do conhecimento, sendo importante ser explorada e difundida no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi identificar os estudos sobre autoeficácia associados às metodologias ativas de aprendizagem, seus recortes metodológicos e principais resultados na educação em Engenharia. Para busca, foram consultadas as bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scientific Electronic Library Online e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. Foram utilizados como critérios: tipo de literatura que fosse artigo, dissertação ou tese; trabalhos publicados em português, inglês ou espanhol; que se aproximasse à temática aqui em estudo; e publicados no período de 2017 a 2021. Os resultados revelaram um delineamento metodológico similar para a coleta de dados, predominando a utilização de questionários e de escalas de autoeficácia. A autoeficácia é abordada como um fator motivacional para aprender, sendo necessário o seu fortalecimento a partir da forma como as experiências de aprendizagem são vivenciadas, o que pode incluir as metodologias ativas. O entendimento maior é o de que as experiências em um ambiente construtivo podem proporcionar fontes que influenciam nos julgamentos da autoeficácia para aprender as disciplinas e os conteúdos.