Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EDUCATIVAS SOCIOAMBIENTAIS COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Estudantes de graduação e de pós-graduação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP que compõem o grupo Postura Ativa Frente à Causa Ambiental (PACA), realizaram ações educativas socioambientais com crianças atendidas por uma Organização da Sociedade Civil (OSC) durante todo o ano de 2021. As ações educativas foram inspiradas na metodologia da Pedagogia por projetos. Esta metodologia propõe que os participantes sejam protagonistas e que eles identifiquem problemas no seu entorno e possíveis soluções/intervenções. As ações socioambientais desenvolvidas com as crianças participantes deste projeto, trouxeram à tona temas como a insegurança alimentar, o analfabetismo botânico e o descaso com o meio ambiente. Cabe dizer que as ações do projeto tiveram que ser adaptadas para um formato online decorrente do distanciamento social por causa da pandemia de COVID-19. Uma das adaptações foi a elaboração de material impresso em formato de apostilas com atividades lúdicas e informativas para que as crianças entrassem em contato com os temas abordados em suas casas. Uma vez ao mês foram realizados encontros síncronos pelo Google meet entre membros do grupo PACA e as crianças da Associação. Nestes encontros eram discutidos os temas propostos nas apostilas. Além disso, foi criado um blog onde foram disponibilizados arquivos de mídia como vídeos e filmes sobre os temas abordados nas apostilas e nos encontros síncronos. Como resultado notamos nas atividades propostas a participação ativa das crianças, de seus familiares e dos profissionais da associação. Além disso, foi possível identificar que muitas crianças construíram conhecimentos importantes sobre política socioambiental, proporcionando a tomada de consciência transformadora, que é um dos objetivos da Pedagogia por Projetos. Isto refletiu não só na formação cidadã de cada criança, mas na constituição da comunidade pertencente.

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