SOUZA, Samanta Jaime et al.. Intervenções assistida por animais com ênfase na educação. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88345>. Acesso em: 22/12/2024 23:37
Os animais com certeza são reconhecidos como símbolos de amor e amizade, e, nos últimos anos, vêm crescendo novas funções para os pets: a terapia, atividade ou educação assistida por animais. Essas iniciativas levam os animais para o centro de transformação nos tratamentos de pacientes com doenças graves, comportamentais, síndromes, paralisias, patologias ou transtornos em geral. As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) baseiam-se na utilização de animais como mediadores e são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e veterinários. As Intervenções Assistidas por Animais são dividias em três categorias: a Atividade Assistida por Animais (AAA) que se trata do desenvolvimento de atividades de entretenimento, recreação, motivação e melhora da qualidade de vida; a Terapia Assistida por Animais (TAA) que trata-se de uma intervenção direcionada, com objetivo de desenvolver e melhorar aspectos sociais, físicos, emocionais e cognitivos desenvolvida junto com profissional da saúde e a Educação Assistida por Animais (EAA) que atua na promoção da aprendizagem, do desenvolvimento psicomotor e psicossocial, desenvolvida junto com educador especialista e a equipe pedagógica. A Educação Assistida por Animais tem sido eficaz para diferentes tipos de problemas que envolvam o aprendizado, com foco principal naquelas situações em que envolvam educação especial, ou seja, para alunos com necessidade educacionais especiais e alunos com deficiências.