Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever as contribuições da utilização de casos de ensino como recurso pedagógico-formativo em um curso de licenciatura em matemática. O material empírico que subsidia essa escrita foi desenvolvido em uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade consistiu na elaboração de casos de ensino pelos alunos dessa disciplina. Neste trabalho, descrevemos e analisamos dois casos de ensino, sendo eles: "Uma matemática mais colorida" e "O auxílio do ábaco em uma situação problemática", ambos casos levantaram questionamentos e produziram reflexões pela turma durante suas apresentações, as quais analisamos a partir das visões de Nono, Mizukami, Schön e Alarcão, dentre outros pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática. A partir da elaboração e discussão desses dois casos de ensino, compreendemos a importância de atividades que levem os futuros professores vivenciar o ambiente escolar em que atuarão futuramente. Nesse sentido, a elaboração e apresentação dos casos de ensino constituíram-se como importante recurso para que os participantes da disciplina pudessem externas suas crenças, refletir sobre a prática, possibilitando aos envolvidos, criar possibilidades a partir das experiências vividas durante a realização de estágios supervisionados ou em sua atuação enquanto bolsista de programas de formação docente como o PIBID e o PRP. Ao permitir a problematização de suas experiências, alinhadas aos contextos vividos nas salas de aula de matemática, os casos de ensino configuram-se em importante recurso pedagógico-formativo para futuros professores de matemática.