Este texto apresenta um relato de experiência que tem por objetivo analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. Partimos do pressuposto que o Programa através das experiências promovidas e os novos olhares acerca da formação é fundamental para construção da identidade docente. A reflexão teórica é fundamentada em Nóvoa (1997), Pimenta (1999), Patto (2000) e Severino (2003). O relato de experiência tem uma abordagem qualitativa, o instrumento utilizado foi o memorial de uma ex-bolsista do Programa produzido a partir da vivência na sala de Atendimento Educacional Especializado no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados e discussão sinalizam que o PIBID traz temáticas e experiências pertinentes ao dia a dia educacional dos bolsistas contribuindo para sua formação. Entretanto, vale ressaltar que é necessário, durante a graduação, que os estudantes busquem sempre entrar em contato com temáticas e vivências distintas que possibilitem a construção do conhecimento docente.