A geografia mostra-se como um campo que pode desenvolver a dimensão espacial dos alunos e permitir que eles pensem de forma crítica sobre as relações entre sociedade e natureza. Contudo, a forma de educação nos dias atuais tem passado por uma série de problemas. Historicamente, a geografia escolar tem sido vista como tradicionalista e decorativa, deixando de lado as particularidades e realidades vivenciadas por alunos. Assim, diariamente, professores são desafiados a buscarem novas metodologias que gerem motivação e abordem a realidade dos alunos dentro da sala de aula. Dessa forma, as metodologias ativas entram para auxiliar e facilitar a forma de aprendizagem, além de atrair a atenção dos alunos por meio de suas participações em atividades práticas. Sendo um dos componentes mais importante da natureza, o solo abriga minerais e matérias orgânicas, além de servir como base para as vidas na terra. Transpor os conhecimentos e importância sobre dos solos torna-se fundamental para sua preservação, pois, além de ser um elemento primordial para existência humana na terra, é através dele que a sociedade firma suas construções, produz a alimentação e muito mais, apesar de ter tanta importância este tema ainda não possui o reconhecimento. Partindo desse pressuposto este trabalho busca apresentar metodologias ativas que auxiliam no ensino sobre solos. As atividades foram aplicadas no ano de 2022, na turma do 2º ano do Ensino Médio, na Escola de referência em ensino médio Devaldo Borges, que fica localizada no município de Gravatá (PE).