O presente estudo pretende apresentar a importância da tecnologia como aliada de professores e demais profissionais da educação no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, tendo como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na educação básica. Busca identificar as principais dificuldades acadêmicas encontradas pelos alunos, desconstruindo a visão estereotipada de incapacidade, de dependência e de limitação que durante muito tempo marcou, aberta ou veladamente, o tratamento oferecido. O uso das tecnologias surge como um recurso pedagógico facilitador da aprendizagem, capaz de proporcionar condições de acesso ao conhecimento, que coloca o estudante como protagonista, possibilitando o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica que discorre sobre o fenômeno da inclusão dos estudantes no mundo tecnológico, suas expectativas de desenvolvimento e dificuldades percebidas. Para que a inclusão ocorra é preciso aprender a lidar com as diferenças realizando um trabalho de equipe, onde todos aprendem com todos. Na busca por uma estratégia pedagógica para solucionar ou encaminhar a aprendizagem desses alunos que sofrem por falta de recursos que mudem suas vidas escolares, propõe-se o uso de tecnologias como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, capaz de trazer um aprendizado mais significativo. Como resultado desse estudo é esperado que profissionais da educação adquiram conhecimentos básicos sobre a deficiência intelectual e sobre o caminho da inclusão digital, se conscientizando quanto a importância do seu papel no processo de aprendizagem de seus alunos.