MEMÓRIAS, TRELAS E TELAS: CONSTRUINDO A MINHA IDENTIDADE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90022 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3408 "inscrito_id" => 14384 "titulo" => "MEMÓRIAS, TRELAS E TELAS: CONSTRUINDO A MINHA IDENTIDADE" "resumo" => "Com esta sequência didática pretende-se trabalhar a produção de textos mais coesos e coerentes; oportunizando aos estudantes refletir sobre a língua escrita a partir de situações concretas do dia a dia e sobre sua realidade; descobrindo sua identidade de forma colaborativa e respeitosa. Tendo como público alvo estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, esta proposta oferece estratégias para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa (leitura e produção dos gêneros textuais Biografia, Autobiografia e Autorretrato), Arte (Artes Visuais, Pintura, Desenho, Autorretrato), História (Resgate da história familiar e da construção da identidade enquanto ser social) e elementos da Cultura Digital (utilizar alguns dispositivos e conteúdos tecnológicos e produzir conhecimentos por meio desses artefatos), todos tendo como norma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Numa abordagem sociointeracionista buscou-se propor o trabalho com o tema da construção da identidade do estudante buscando contribuir para a formação humana crítica do mesmo, com estratégias didáticas variadas, com planejamento interdisciplinar e agrupamentos diversificados dos estudantes. Dessa forma, com o ponto de partida a biografia de Cândido Portinari, são apontadas diversas estratégias e atividades como: leitura deleite (leitura silenciosa, compartilhada); rodas de conversa; estudo das características e produção dos gêneros textuais tipo expositivo, lista, biografia, autobiografia, entrevista; pesquisa na internet; releitura de obras de Portinari e criação de autorretratos; exposição oral; oficinas de criação de vídeos (roteiro, gravação e edição de vídeos). O produto final será a Culminância com a exposição dos autorretratos e das autobiografias em um mural físico e mural virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14384_TB3408_28112022151133.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "giselle.silva@prof.educ.r" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90022 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3408 "inscrito_id" => 14384 "titulo" => "MEMÓRIAS, TRELAS E TELAS: CONSTRUINDO A MINHA IDENTIDADE" "resumo" => "Com esta sequência didática pretende-se trabalhar a produção de textos mais coesos e coerentes; oportunizando aos estudantes refletir sobre a língua escrita a partir de situações concretas do dia a dia e sobre sua realidade; descobrindo sua identidade de forma colaborativa e respeitosa. Tendo como público alvo estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, esta proposta oferece estratégias para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa (leitura e produção dos gêneros textuais Biografia, Autobiografia e Autorretrato), Arte (Artes Visuais, Pintura, Desenho, Autorretrato), História (Resgate da história familiar e da construção da identidade enquanto ser social) e elementos da Cultura Digital (utilizar alguns dispositivos e conteúdos tecnológicos e produzir conhecimentos por meio desses artefatos), todos tendo como norma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Numa abordagem sociointeracionista buscou-se propor o trabalho com o tema da construção da identidade do estudante buscando contribuir para a formação humana crítica do mesmo, com estratégias didáticas variadas, com planejamento interdisciplinar e agrupamentos diversificados dos estudantes. Dessa forma, com o ponto de partida a biografia de Cândido Portinari, são apontadas diversas estratégias e atividades como: leitura deleite (leitura silenciosa, compartilhada); rodas de conversa; estudo das características e produção dos gêneros textuais tipo expositivo, lista, biografia, autobiografia, entrevista; pesquisa na internet; releitura de obras de Portinari e criação de autorretratos; exposição oral; oficinas de criação de vídeos (roteiro, gravação e edição de vídeos). O produto final será a Culminância com a exposição dos autorretratos e das autobiografias em um mural físico e mural virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14384_TB3408_28112022151133.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "giselle.silva@prof.educ.r" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }