O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões acerca das lições de pedagogia proposta pela professora, escritora mineira Maria Lacerda de Moura (1887-1945). Anarquista e vinculada ao movimento operário escreveu várias obras sobre educação entre elas “Lições de Pedagogia” em 1925. Esta obra foi considerada uma das mais importantes da autora, pois nos ajuda a refletir sobre práticas educativas. A questão norteadora deste trabalho se fez a partir da seguinte indagação: qual a contribuição da educação pedagógica proposta por Maria Lacerda de Moura no Brasil em inícios do século XX? Diante disto, o pensamento da autora foi analisado a partir de leituras primárias e secundárias sobre autora seguida de uma análise socio-antropologica de jornais da época, folhetos, livros, conferências e o próprio livro sobre suas lições. Por fim, a pensadora apresentou uma educação preocupara com a junção entre o trabalho manual e trabalho intelectual, com a proposta que pudesse integralizar educação infantil a higiene mental, corporal e física. Procurando desenvolver no pedagogo habilidades para o reconhecimento das possíveis dificuldades dos alunos como problemas de visão, audição, tato e olfato. Dando a ênfase a uma pedagogia que pudesse dialogar com a antropologia, sociologia, filosofia, psicologia anatomia entre outros campos de saberes. Portanto este trabalho procurou contribuir com a comunidade acadêmica e com pesquisadores que se preocupam com a educação, uma vez que, algumas discussões travadas por Maria Lacerda de Moura ainda prevalecem sem solução na contemporaneidade.